CNESF volta a se reunir com governo na Mesa de Negociação

Por Marcela Cornelli

Depois de vários meses de impasse e com as reuniões suspensas, a Mesa Nacional de Negociação Permanente, composta pelas entidades da Cnesf e pelo Governo, se reuniu nesta quinta-feira (18/12), na sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo Waldson Silva, diretor da Fenajufe presente à reunião, apesar da retomada das discussões, a reunião deixou claro que o governo continua sem uma política efetiva para o funcionalismo público federal. A única decisão do encontro foi a elaboração de um calendário de reuniões das comissões temáticas específicas.

Os representantes do governo, inicialmente, apresentaram o novo secretário de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça, que entrou no lugar de Luiz Fernando Silva, interlocutor do governo nas reuniões da Mesa de Negociação. Em seguida, os representantes dos servidores questionaram a indefinição do governo em relação ao papel e a importância da Mesa Nacional de Negociação. Eles criticaram o descaso diante das reivindicações apresentadas pelas entidades da Cnesf desde o início de 2003, quando lançaram a campanha salarial dos SPF’s.

De acordo com Waldson, os dirigentes sindicais ressaltaram que até o momento o governo ainda não anunciou nenhuma medida que reponha as perdas salariais acumuladas nos últimos anos, ao contrário do que havia prometido no início das discussões da Mesa Nacional. Também lembraram que ainda não foi definida uma política salarial para os servidores públicos e cobraram a decisão da data-base da categoria, se no mês de janeiro ou de maio.

Em resposta à provocação da Cnesf, o secretário Sérgio Mendonça disse que a “Mesa Nacional de Negociação Permanente é uma das jóias da coroa do governo Lula”, segundo informou o diretor da Fenajufe.

Sobre o calendário de reuniões, ficaram acertadas as seguintes datas:
Comissão Temática de Política Salarial – dia 22 de janeiro, às 14h30min, e dia 12 de fevereiro, também às 14h30min.
Comissão Temática de Seguridade Social – dia 21 de janeiro, às 9h.
Comissão Temática de Direitos Sindicais – dia 21 de janeiro, às 14h30.
Comissão Temática de Plano de Carreira – dia 17 de fevereiro, às 14h30min.
Mesa Nacional de Negociação Permanente – dia 15 de janeiro, às 14h30min.

A reunião do dia 15 da Mesa Nacional foi sugerida pela Cnesf para discutir o reajuste linear dos SPF’s. A expectativa dos dirigentes é que nessa reunião comece a ser definida uma política salarial e o índice de reajuste.

Fonte: FENAJUFE