Centrais definem data e tema da IV Marcha conjunta a Brasília

Em reunião na manhã desta segunda-feira [17], na sede nacional da Central Única dos Trabalhadores, dirigentes da CUT, CGTB, Força Sindical e UGT aprovaram a realização da IV Marcha conjunta a Brasília para o dia 5 de dezembro. A deliberação dá prosseguimento à iniciativa responsável em 2004, 2005 e 2006 pelo maior aumento do salário mínimo em duas décadas. Na oportunidade, as centrais cobrarão do Congresso Nacional respeito e cumprimento do acordo firmado com o governo, que reajusta o salário mínimo pela variação do INPC mais o PIB de 2006, como aumento real.
A bandeira principal da mobilização da Marcha deste ano será a Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. O tema será dialogado com a sociedade para informa-la sobre os impactos positivos da medida, tanto do ponto de vista da qualidade de vida, como da geração de novos postos de trabalho. A diminuição da jornada legal também beneficiará categorias que já têm o benefício assegurado por acordo ou convenção coletiva, proporcionando maiores avanços.
Com a palavra de ordem Mais e Melhores Empregos, as centrais vão priorizar o combate à terceirização – que tem alastrado a informalidade e a precariedade – e a defesa da Convenção 158 da OIT [Organização Internacional do Trabalho], que impede a dispensa imotivada, responsável pela alta rotatividade e utilizada como mecanismo de arrocho nos salários nas mais variadas categorias.
A terceira reivindicação da Marcha deste ano será a defesa da saúde pública de qualidade, sublinhando a necessidade de mais e melhores investimentos nesta área.
Uma nova reunião das centrais ficou agendada para as 10 horas do próximo dia 1º de outubro, na sede da Força Sindical. A iniciativa potencializa a Jornada pelo Desenvolvimento, que tem seu eixo na distribuição de renda e valorização do trabalho.

Fonte: Fenajufe