Britânicos em campanha para não serem fichados nos Estados Unidos

Por Janice Miranda

Atualmente, os britânicos podem visitar os Estados Unidos durante três meses sem visto, com isso evitando o “fichamento”, segundo a determinação atual da imigração americana.

Mas, a partir de 26 de outubro, cidadãos de todos os 27 países que hoje são isentos de vistos terão que portar passaportes com informações que podem ser lidas eletronicamente.

As autoridades britânicas não poderão emitir todos os passaportes no novo modelo até essa data e estariam fazendo intenso lobby em Washington para ampliar esse prazo ou para que seja formulado um procedimento alternativo.

Outros países

Correspondentes dizem que a maioria dos outros países que participam de programa de isenção de visto para os Estados Unidos (basicamente países da Europa Ocidental, Japão e Austrália) também não terão condições de emitir passaportes com informações eletrônicas antes do prazo.

O secretário para a Segurança Interna dos Estados Unidos, Tom Ridge, disse que os Estados Unidos desejam estar “abertos para visitantes, mas fechados para terroristas”.

Cerca de 15,1 milhões de turistas entraram nos Estados Unidos dentro do programa de isenção de visto no ano passado.

Na segunda-feira, foram adotadas novas medidas de segurança rigorosas nos 115 aeroportos internacionais e 14 grandes portos dos Estados Unidos.

Fonte: Último Segundo