Brasileiros repatriados pelos Estados Unidos começam a voltar a partir do dia 22

Por Janice Miranda

A partir do dia 22 deste mês deverá chegar ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), o primeiro avião fretado pelo governo americano para repatriar 200 brasileiros. De acordo com o deputado João Magno (PT-MG), da Comissão Externa do Congresso encarregada de acompanhar a situação dos brasileiros presos nos Estados Unidos, o Governo brasileiro aceitou a negociação feita pelos parlamentares que garantiu que os repatriados não virão em avião militar e terão tratamento de cidadão, ou seja, não virão algemados ou acorrentados, nem com roupas de prisioneiros.
O deputado informou ainda que o governo americano vai custear todos os cinco vôos que vão trazer 200 brasileiros a cada 15 dias. Além disso, o Departamento de Segurança dos Estados Unidos decidiu que não vais mais aceitar o pagamento de fiança por parte dos brasileiros.

De acordo com levantamento obtido pela Comissão do Congresso Nacional, estão detidos nos EUA 1.622 brasileiros, sendo 60% de Minas Gerais, 20% de Goiás, 8% de Rondônia e 12% são de outros estados.

PRESÍDIO NO DESERTO
A missão do Congresso concluiu ontem seus trabalhos com a visita a 283 presos em Florence, presídio no Deserto do Arizona. João Magno contou que maior reclamação é de maus tratos. “Os presos ficam os primeiros sete dias sem tomar banho; mulheres são molestadas; e ficam sem documentos e dinheiro”. O deputado ressalta que os EUA triplicaram a vigilância na fronteira com o México nos últimos anos e utilizam aparato de guerra para capturar as pessoas que tentam entrar clandestinamente no país.

EXTORSÃO DE BRASILEIROS
João Magno estará neste sábado em Nova Iorque, onde vai se reunir com lideranças da comunidade de brasileiros que vivem legalmente nos Estados Unidos.
O parlamentar adiantou que a reclamação dos brasileiros é de que estão sendo extorquidos para mandar recursos para o Brasil. “Os bancos cobram taxas muito altas, e o dinheiro acaba sendo enviado informalmente”. As lideranças da comunidade brasileira são vivem em Boston, Connecticut, Nova Iorque e Newark.
O deputado pretende negociar no Brasil regras que permitam o envio legal de dólares a um custo mais baixo.

O deputado antecipou que fará um relatório sobre os resultados da missão, no qual vai propor uma CPI mista para apurar quem está ganhando dinheiro com a emigração ilegal de brasileiros.

Fonte: Agência Câmara