Ato público marca Dia Nacional do Aposentado na segunda-feira (24)

Na próxima segunda-feira, 24 de Janeiro comemora-se o Dia Nacional do Aposentado no Brasil. Em Florianópolis a data será marcada por um Grande Ato Público que acontecerá no Largo da Alfândega das 14 às 17 horas. A manifestação, que reunirá dirigentes de entidades representativas da classe, beneficiários da Previdência Social e aposentados de diversas categorias de trabalhadores, está sendo organizada pela Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC).
A Federação vai coletar assinaturas em favor do Projeto de Lei nº 58/2003, do senador Paulo Paim, que dispõe sobre a atualização das aposentadorias e pensões e para dar visibilidade ao movimento dos aposentados e às reivindicações da classe.
Atualmente Santa Catarina tem 860 mil aposentados e pensionistas. Homens e mulheres vão para a rua protestar contra o descaso com que vê sendo tratados com relação às suas perdas salariais, mas também com relação ao não cumprimento integral do Estatuto do Idoso. As reivindicações imediatas dos aposentados são:

1- Reposição das perdas salariais que hoje chegam a 47,64%;
2- Irredutibilidade: Equivalência do mesmo índice do Salário Mínimo para o reajuste dos benefícios;
3 – Caráter democrático e descentralizado para administração da Previdência Social;
4 – Prioridade real na tramitação das ações judiciais no poder judiciário para os idosos;
5 – Pagamento imediato dos processos ajuizados referente as aposentadorias entre 03/94 a 02/97 (IRSM);
6- Refutar a proposta de acordo do governo Federal sobre prazos de pagamento do IRSM;
7- Cumprimento integral de todos os direitos proclamados no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2004) e
8- Coleta de assinaturas ao Projeto de Lei nº 58/2003 do Senador Paulo Paim, que dispõe sobre a atualização das aposentadorias e pensões.