Ato ontem (26) no TRT-SC mobiliza para reta final por recomposição salarial

Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o Sintrajusc fez Ato ontem (26) na frente do TRT-SC, na rua Esteves Júnior, Centro de Florianópolis na luta pela recomposição salarial de 19,99%. O próximo Ato será no TRE-SC quinta-feira, dia 1º de julho, também às 15 horas. Nas falas ontem, servidores expressaram alegria por rever os e as colegas, ainda que em circunstância de luta. Mas o entendimento foi o de que por luta é que se conseguiram os grandes avanços na carreira da categoria, como os Planos de Cargos e Salários. Nada veio de graça.

Ao participar de uma feira do segmento supermercadista, nesta quinta-feira, 26, Jair Bolsonaro (PL) aparentemente recuou da ideia de oferecer o que vem sendo chamado de “reajuste privilegiado” para carreiras policiais. Ele voltou a falar informalmente sobre a possibilidade de conceder 5% de reposição para todas as categorias de servidores, índice que não atende às necessidades do funcionalismo.

Servidores e servidoras de todo o Brasil estão em campanha salarial desde janeiro deste ano, reivindicando 19,99% de reposição emergencial. Esse índice refere-se apenas às perdas acumuladas durante o atual governo. Mesmo assim, Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, não apresentaram qualquer proposta formal à maioria das categorias, apenas ventilando possibilidades pela imprensa. Entre sugestões e recuos, a tática do governo de gerar confusão para desmobilizar fica clara, mas não tem obtido sucesso: a cada semana, tanto em Brasília quanto nos estados os sindicatos vêm realizando manifestações em defesa da pauta.

Na próxima semana, Sintrajusc participa de mobilizações em Brasília

O próximo passo da campanha salarial acontece na próxima semana, em Brasília. A pressa é grande: o prazo para conseguir a reposição neste ano é 4 de junho. Na parte da manhã, haverá ato público dos servidores públicos federais com concentração no espaço do servidor. À tarde, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, acontece o ato político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já”. O Sintrajusc estará presente com os coordenadores Paulo Roberto Koinski e Maria José Olegário.

Com informações do Sintrajufe/RS