Assembléia segunda retoma mobilização

Neste domingo, dia 1º, a Reunião Ampliada da FENAJUFE irá discutir a retomada das mobilizações pelo PCS. Os servidores do Judiciário em todo o país mais uma vez irão mostrar sua força no dia 4, quarta-feira, no “apagão” do Judiciário. Por isso é fundamental a presença na Assembléia desta segunda-feira, dia 2, às 17 horas, na Justiça Federal.

Enquanto o Congresso Nacional não retoma as atividades, nos estados a categoria mantém a luta pelo PCS. O presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira, dia 29 de julho, durante atividade em Porto Alegre, um documento com as reivindicações dos servidores.

Trabalhadores do Judiciário Federal em Belém também aproveitaram a visita do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará, e entregaram a ele documento solicitando empenho na solução do entrave que impede a rápida aprovação do projeto no Congresso Nacional: a falta de um acordo explícito entre a cúpula do Judiciário Federal e a Presidência da República acerca da questão orçamentária envolvendo o Projeto de Lei 6613/2009.

Segundo informações do Sindjuf, Ricardo Lewandowski recebeu com muita cortesia os trabalhadores e reiterou sua posição a favor do PCS da categoria, considerando justa as reivindicações. Porém, ressaltou mais uma vez que o acordo com a Presidência da República só será fechado após as eleições, segundo reiteradas declarações do presidente do STF.

Os trabalhadores também apresentaram ao ministro estudo feito pelo economista Washington Luiz Moura Lima comprovando a existência de verba orçamentária própria do Poder Judiciário Federal que pode viabilizar a antecipação, ainda em 2010, da primeira parcela do PCS. O ministro disse que não tinha conhecimento de tal possibilidade, mas q ue iria ler com atenção o documento apresentado, afirmou a diretoria do Sindjuf-PA/AP.

Com a retomada das atividades do Congresso Nacional nesta segunda-feira, os servidores precisam mais uma vez demonstrar que estão preparados para lutar pelo reajuste salarial.