Assembléia do Sindjers aprova unificação sindical

Por Marcela Cornelli

Os servidores da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, reunidos em assembléia nesta quarta-feira (10/12), aprovaram a alteração estatutária do Sindjers que define o aumento do desconto sindical da categoria para viabilizar a unificação com o Sintrajufe/RS, sindicato que representa os servidores das Justiças Federal e Trabalhista no Estado. Com a decisão da assembléia, a partir do mês de fevereiro de 2004 o percentual do desconto passará de 0,5% para 1%.

Na avaliação da diretoria do Sindjers, os servidores “deram mostras de seu amadurecimento político e da compreensão quanto à seriedade das atividades sindicais, efetivando mais um passo fundamental no processo de unificação”.

Desde o ano passado os dois sindicatos vêm discutindo a unificação sindical. No entanto, foi somente no segundo semestre deste ano que as duas entidades começaram a discutir de forma mais efetiva como seria o processo de unificação. Com a participação da Fenajufe, que designou, para acompanhar, os diretores Ramiro López, Marcos Valério e Cláudio Azevedo, também diretor do Sintrajufe, os representantes da categoria discutiram, em vários encontros, o calendário de atividades preparatórias para a unificação sindical.

Os servidores das duas bases, tanto das Justiças Trabalhista e Federal como da Eleitoral, aprovaram a realização de um congresso geral no final de março de 2004, quando será instalada uma diretoria provisória e alterados os estatutos para a integração dos dois sindicatos. A partir daí, será iniciado o processo eleitoral para a diretoria definitiva, cujas eleições estão previstas para ocorrer em junho de 2004.

Fonte: FENAJUFE