Aproximadamente 3 mil pessoas participam de ato em defesa da paridade

Cerca de 3 mil pessoas, entre servidores ativos e aposentados, se reuniram na manhã desta terça-feira, 17 de março, na Esplanada dos Ministérios, para participarem do Ato Público em Defesa dos Direitos dos Aposentados e da Paridade. O objetivo da manifestação, organizada pelas entidades da bancada sindical e da Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais], é mostrar que os servidores estão organizados para lutar em defesa de seus direitos e também pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição nº 555/06 e nº 270/08, que tramitam na Câmara dos Deputados. A PEC 555/2006 revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 19 de dezembro de 2003 e a PEC 270/08 garante ao servidor que se aposentar por invalidez o direito aos proventos integrais com paridade.

Os servidores de vários setores se concentraram, a partir das 10h, na Catedral de Brasília, de onde saíram em caminhada passando por toda a Esplanada dos Ministérios. As coordenadoras da Fenajufe Lúcia Bernardes e Jacqueline Albuquerque participaram de toda a manifestação, ao lado de dirigentes e representantes do Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sitraemg/MG, Sintrajufe/RS e Sisejufe/RJ. Além da Fenajufe, também participaram servidores da base da Condsef, CNTSS, Fasubra, Andes/SN, Fenasps, Sinasefe e Assibge/SN e também dirigentes da CUT nacional, da Conlutas e da Intersindical.

A coordenadora Jacqueline, que falou em nome da Fenajufe, avalia que o ato de hoje marcou a reunificação do movimento sindical dos servidores federais, que têm sofrido fortes ameaças em função da crise econômica em curso no país. Ela ressaltou, ainda, que essa manifestação é em defesa da paridade e também de outros direitos dos servidores ativos e aposentados. “Os servidores públicos estarão juntos com os trabalhadores da iniciativa privada para mostrar que essa crise não é nossa e que, por isso, não vamos pagar por ela”, afirmou Jacqueline.

Na tarde de hoje, a Fenajufe e seus sindicatos filiados que estão em Brasília participarão da atividade organizada pelo Mosap [Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas], no Congresso Nacional. Os representantes sindicais pedirão que os parlamentares votem logo as PECs nº 555/06 e nº 270/08.

Da Fenajufe – Leonor Costa