Receita libera hoje lote extra de restituição do IR

Por Janice Miranda

A Receita Federal libera hoje o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2003 referente aos rendimentos de 2002 a cerca de 775 mil contribuintes que entregaram a declaração em formulário de papel. O dinheiro deveria ter sido liberado até 30 de dezembro do ano passado, prazo final para o pagamento do lote extra de restituição.

No mês passado, por falta de dinheiro, a Receita Federal atrasou o pagamento de R$ 1 bilhão em restituições do Imposto de Renda a 1,2 milhão de contribuintes.

A Receita também irá pagar hoje o dinheiro referente ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2003 (ano-base 2002). Nesse lote, foram processadas 2,902 milhões de declarações, mas apenas 251 mil têm imposto a restituir, num total de R$ 300 milhões. Outros 208 mil contribuintes terão IR a pagar, num montante de R$ 161 milhões.

A correção do valor restituído será de 14,71%. O índice é baseado na taxa básica de juros do Banco Central (Selic) desde abril de 2002, mais 1%.

Para saber se está na lista, o contribuinte poderá consultar a página da Receita na internet no endereço {www.receita.fazenda.gov.br} ou ligar para o telefone 0300-78-0300.

Fonte: O Globo