Agronegócio é tema do Dia Internacional da Luta Camponesa

A crise alimentar gerada pelo aumento do agronegócio das transnacionais. Esse é o tema do Dia Internacional da Luta Camponesa, que mobilizará milhares de camponeses de distintas partes do mundo no próximo dia 17 de abril.

“A maioria das violações de direitos camponeses como a pobreza, a fome, atos de intimidação, violência física, morte se devem a diversas calamidades resultado da destruição do ambiente em razão da voracidade de operação da agro-indústria das corporações multinacionais”, afirma, em seu comunicado, a Via Campesina sobre o tema.

Segundo a organização, a operação pode ser através das instituições financeiras internacionais (IFI), OMC, Tratados de Livre Comércio (TLC), Acordos de Associação Econômica (EPA), mas é a agro-indústria das corporações multinacionais (TNC) que tenham o beneficio de sofrem da maioria dos camponeses do mundo.

Entre muitas das orientações para a data, devem ser enviadas, antes do 17 de abril, reportagens e informações sobre o impacto dos agronegócios das transnacionais que criam fome e pobreza para agricultores familiares e camponeses. As informações estarão na lista www.viacampesina.org durante o dia 17 de abril.

Fonte: Adital