Ato pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários agitou a capital federal nesta segunda. Quinta tem paralisação em Santa Catarina

A Fenajufe e sindicatos de base realizaram ato em frente ao Supremo Tribunal Federal nessa terça-feira (30). A movimentação foi para pressionar o STF pelo encaminhamento do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da categoria ao Congresso Nacional.

As coordenadoras Soraia Marca, Paula Meniconi, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Samanta Gazelli, Maria José Olegário, Eusa Braga, Sandra Dias, Juliana Rick e o coordenador José Aristéia comandaram a atividade. Maria José Olegário também é coordenadora do Sintrajusc e esteve em Brasília com a coordenadora Denise Zavarize.

O ato é deliberação do Plano de Lutas aprovado no 12º Congrejufe e, além do Distrito Federal, estão ocorrendo mobilizações em vários estados, com paralisação em alguns. A mobilização seguirá de forma intensa até o dia 4 de julho.

O Plano de Lutas aprovou atividades de mobilização que tiveram início ainda no mês de maio, tendo se intensificado nesta data (30) com proposta de indicativo de greve nacional pelo PCCS.

Os sindicatos de base protagonizaram atos e mobilizações nos estados em todos os ramos da justiça. São Paulo/SP, Minas Gerais e Bahia decidiram pela paralisação.  Em Santa Catarina, a paralisação será dia 3, quinta-feira.

É importante destacar que o Congresso Nacional vota até o início do segundo semestre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026. A LDO estabelece as metas e prioridades do orçamento público para o ano seguinte e orienta a elaboração da LOA. Nesse sentido, a categoria deverá aumentar a pressão visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Em Brasília, a manifestação contou com representantes dos sindicatos, Sitraam/AM, Sintrajud/SP, Sintrajurn/RN, Sindiquinze/SP, Sindjufe/BA, Sintrajufe/RS, Sindjufe/MS, Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sintrajufe/PE, Sinje/CE e Sintrajusc/SC.