1º Encontro Nacional de Gênero da Fenajufe reuniu servidoras e servidores de todo o País

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2005 o número de mulheres com 10 anos ou mais no Brasil é de 78.945.458. Dentre elas, 41.741.144 são economicamente ativas, ou seja, colaboram com o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do país. Ainda assim, são comuns as agressões, manifestações de machismo, preconceito e desvalorização do salário. A Fenajufe, ciente da necessidade de abrir debate sobre essas questões, realizou nesta sexta-feira (8/12) o 1º Encontro Nacional de Gênero da Federação, oportunidade em que puderam ser discutidas as problemáticas em torno da questão do gênero.
Durante o Encontro, foram abordados os temas “Livre orientação sexual”, palestra proferida por Ana Naiara Malavolta, servidora do TRT da 4ª Região; “A mulher no parlamento”, palestra feita por Ângela Albino, vereadora em Florianópolis (SC) e diretora do Sintrajusc/SC; e “A mulher no serviço público: assédio moral e sexual”, palestra proferida por Clair Castilhos, doutora em Saúde Pública, professora da UFSC e presidente da Casa da Mulher Catarinense. Em todos os temas, as presentes participaram ativamente dos painéis, fazendo perguntas e sugerindo encaminhamentos. Todas as propostas serão encaminhadas à executiva da Federação.
Em pleno século XXI ainda são primitivas as considerações gerais feitas em relação ao gênero. A questão do suposto sexo frágil ainda vem à tona quando o assunto em pauta é a mulher. É por esses e outros motivos que encontros sobre a questão de gênero, como o promovido pela Fenajufe, são de importância ímpar no cenário atual, pois vê-se que mais de 50% da população brasileira, porcentagem somada por mulheres, ainda sofre agressões, desvalorização do salário mínimo, preconceito, etc. A Fenajufe, a partir desse Encontro, engajará ainda mais em sua bandeira de luta a questão do gênero.
O encerramento do encontro foi feito pelo grupo de percussão feminino Batalá. Embaladas pelo batuque de bumbos e caixas, as participantes e os participantes do 1º Encontro Nacional de Gênero da Fenajufe festejaram a realização do evento.
O 1º Encontro Nacional de Gênero da Fenajufe teve a participação de mais de 40 pessoas, entre os sindicatos filiados à Federação: Sintrajusc/SC, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/RS, Sintrajud/SP, Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sindjufe/BA, Sintrajufe/PI e Sindjus/DF; e da Assejus/CE, associação convidada para participar do evento.

Fonte: Fenajufe (Vanessa Galassi)