12º Congrejufe aprova calendário de lutas para o próximo período

O 12º Congresso Nacional da Fenajufe, encerrado quinta-feira (1º) em Foz do Iguaçu, aprovou por unanimidade o calendário de lutas e mobilização para o próximo período. O Sintrajusc foi representado no Congresso por 12 servidores e servidoras eleitos em Assembleia Geral dia 11 de março.

As atividades contaram com as discussões sobre a pauta de reivindicações; plano de lutas e calendário de mobilização; opressões e políticas permanentes; balanço da gestão e atuação da Fenajufe; e moções. Todas as propostas aprovadas serão divulgadas posteriormente.

Confira o calendário aprovado

  • 7 de maio – Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho;
  • 26 de maio – Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores (as);
  • 28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados;
  • 7 de junho – Reunião do CDE para avaliação da mobilização;
  • 9 a 13 de junho – Rodada nacional de assembleias;
  • 30 de junho a 4 de julho – Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

O Congresso Nacional vota até o início do segundo semestre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026. A LDO estabelece as metas e prioridades do orçamento público para o ano seguinte e orienta a elaboração da LOA.

Homenagem à primeira diretoria da Fenajufe

Em meio à deliberação das propostas da pauta de reivindicações, a 11º Diretoria Executiva da Fenajufe prestou homenagem, com representantes do Sinjutra/PR, aos dirigentes que fundaram a Federação e atuaram para a aprovação do primeiro PCS, em 1996, após uma grande greve nacional da categoria.

A conquista se tornou um marco significativo, representando o início da construção de uma carreira para as servidoras e servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União. No final dos debates, o plenário do Congrejufe elegeu o estado de Minas Gerais para realização da XXV Plenária Nacional da Fenajufe, em 2026.

Avaliações do Congresso

“Temas urgentes e necessários foram tratados no Congrejufe: racismo, lgbtqia+, assédio, realidade de aposentados, dentre outros tão bem apresentados. Não podemos mais caber em caixinhas que nos moldam, limitam e exploram de acordo com interesses que não se apresentam visíveis e determinados. São forças ocultas que tentam manter padrões estabelecidos onde não cabemos mais. O mundo mudou e nós precisamos mudar e exigir nosso lugar nessa nova configuração. Esse Congrejufe, dentre outras lições, me mostrou que posso, sim, ter vez e voz. Especialmente no grupo de trabalho em que atuei, pudemos avaliar as questões específicas dos aposentados, principalmente frente à necessidade de apensamento da PEC 06/24 à PEC 555/2006, que trata dos efeitos nefastos da reforma da Previdência.”

Elça de Andrade Faria, coordenadora do Sintrajusc e delegada eleita para o Congrejufe

 

“Finalizado o 12º Congresso da Fenajufe, faço minha avaliação. Como sempre ocorre, nesse Congrejufe surgiram muitas ideias e sugestões de encaminhamento, algumas contraditórias, outras com pequenas divergências, e até mesmo algumas de consenso. Mas todas fundamentadas em melhorias para a categoria. Houve negociações, algumas vezes chegando a um consenso, e outras vezes isso não foi possível, havendo necessidade de realizar votação para aprovar a tese que atendesse o maior número de delegados presentes. Outro ponto importante foi a eleição da nova diretoria da Fenajufe. Destaco aqui a atuação do sindicato de Santa Catarina, que possibilitou a inclusão da nossa coordenadora Maria José Olegário, a Zeca, numa das chapas, e a eleição da mesma como suplente na próxima direção da Fenajufe, dando continuidade à nossa participação, até então na pessoa do coordenador Paulo Koinski. Mas tudo que foi feito nesse Congrejufe tem um objetivo: dar um direcionamento e instrumentar a luta que será travada de agora em diante na busca da satisfação das diversas demandas da categoria, que não são poucas. O primeiro passo foi dado, e é positivo, mas devemos ter consciência que o campo de batalha é difícil, o adversário é forte, e tudo será em vão se não houver a união de todos os setores da categoria e a observância do calendário de lutas aprovado. Só assim, juntos, conseguiremos alcançar o resultado pretendido por todos.”

Clóvis Miguel Massignani, coordenador regional Oeste do Sintrajusc e delegado eleita para o Congrejufe