Viana diz que relatório da reforma da Previdência deve ser aprovado nesta quarta

Por Marcela Cornelli

O líder do PT, Tião Viana (AC), afirmou nesta terça que seu relatório sobre a reforma da Previdência deve ser aprovado amanhã, 24/9, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Viana chegou a cogitar a possibilidade de pedir um dia de prazo para analisar as 26 emendas que foram entregues desde a leitura do parecer na quinta-feira da semana passada, mas explicou que não haverá necessidade desta avaliação. Antes da votação, Viana emitirá seu parecer sobre as sugestões, mas todas devem ser rejeitadas.

O PFL disse que pretende apresentar um Destaque para Voto em Separado (DVS) com os pontos que pretende mudar na reforma e o PSDB disse que vai requerer a votação de cada uma das emendas rejeitadas. Segundo o relator as mudanças serão negociadas somente no plenário.

Os pontos de maior pressão são a definição do subteto para os funcionários públicos dos estados, as regras de transição – “que encontram forte reação, inclusive dos governadores”, a possibilidade de isentar inativos que tenham mais de 70 anos e doenças graves da polêmica taxação dos inativos e o controle social da Previdência.

Fonte: Site Último Segundo