UFSC e Sindicatos promovem nesta quarta (3) seminário sobre escravidão contemporânea, precariedade e trabalho compulsório

O seminário faz parte do ciclo “Futuro do Trabalho: perspectivas latino-americanas”, que tem o objetivo de discutir temas atuais relacionados ao trabalho na América Latina com especialistas renomados do Brasil, Argentina, Uruguai e México.

Essa é a terceira conferência do ciclo e será realizada nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, às 18h30, via transmissão on-line. O encontro propõe debater sobre liberdade e precariedade e trabalho compulsório. Quem participa são os doutores Rafael Chambouleyron, Henrique Espada Lima, Beatriz Mamigonian e a doutoranda Gabriela Barretto de Sá.

O evento é realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO- UFSC) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola – SINJUSC). Conta ainda com o apoio do Sintrajusc e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).

Terão direito a certificado (12 horas para AQ) os inscritos que participarem de até cinco seminários.

LINKS:

Programação completa: https://futurodotrabalho.ufsc.br/
Inscrição gratuita no site: https://bit.ly/SeminarioFazendoEscola
Para acompanhar o seminário:
Youtube do SINJUSC: https://bityli.com/l3DdMP
Youtube do Lastro: https://bityli.com/ObjSrR

Confira a biografia dos conferencistas:

Beatriz Mamigonian (Mediadora):

Doutora em História pela Universidade de Waterloo, no Canadá, Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa História do Brasil (Império), História Moderna e Contemporânea (dentro dela História da Diáspora Africana e História da Escravidão Comparada), mais especificamente na abolição do tráfico de escravos e nas transformações da escravidão no século XIX.

 

Rafael Chambouleyron (Conferencista):

Doutor em História pela University of Cambridge (Inglaterra), Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisa História Social da Amazônia (século XVII e primeira metade do século XVIII), atuando principalmente nos seguintes temas: Território, ocupação e povoamento da Amazônia colonial; e Natureza, economia e trabalho na Amazônia colonial.

 

Gabriela Barretto de Sá (Conferencista):

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Brasília (UNB), realizou Doutorado Sanduíche no Population Studies Center/University of Pennsylvania (Estados Unidos). Desenvolve pesquisas sobre História Social da Escravidão, Direito à Memória, Feminismos Negros e Teoria Crítica da Raça.

 

Henrique Espada Lima (Conferencista):

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas relacionadas à história social do trabalho, experiências e trajetórias de ex-escravos e trabalhadores domésticos entre a escravidão e o pós-emancipação, bem como as relações históricas entre trabalho e lei no Atlântico.