Trabalhadores do Judiciário Federal do Pará e Amapá elegem hoje nova diretoria do sindicato

Por Janice Miranda

Hoje cerca de mil servidores da base do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Pará e Amapá [Sindjuf-Pa/Ap] devem eleger os novos diretores da entidade. Esta será a terceira gestão do sindicato, que nasceu com o objetivo de reforçar a luta do funcionalismo do Judiciário federal.

Em Belém e em Macapá, a votação será eletrônica com equipamentos cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral dos dois estados. Nas Varas do interior, o processo eleitoral ainda será manual. A expectativa da atual diretoria é que a participação dos servidores deve ser maciça.

A próxima diretoria terá como desafio lidar com um dos principais desafios do Judiciário, que é a obtenção de melhor infra-estrutura nas Varas do interior do estado, principalmente em relação ao acesso à Internet. Na Justiça Eleitoral, a grande luta será a mobilização em favor da implementação do Projeto de Lei 7493, que prevê a criação de cargos de chefe de cartório e escrivão nas zonas eleitoral do interior.

Outras bandeiras de luta são o pagamento do passivo das perdas salariais que ocorreram no governo de Itamar Franco durante a conversão do Cruzado Novo para a Unidade Real de Valor [URV] e a campanha salarial para este ano.

Duas chapas pleiteiam a Direção Executiva dos servidores. A Chapa 1, denominada de “Autonomia Sindical”, tem como coordenadores os servidores Marco Barbosa, João Carlos Lima e Cláudio Silva. A Chapa 2 é a Chapa “Renovação”, coordenada pelos servidores Sandro Santos, Marise Gomes e Roselene Martins de Melo.

Fonte: Sindjuf-PA/AP