Texto-base da reforma da Previdência pode ser aprovado ainda hoje, afirma Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que sua expectativa é aprovar o texto-base da reforma da Previdência (PEC 06/2019) ainda hoje (9), e a partir de amanhã dar início à votação dos destaques ao texto. O segundo turno da PEC pode ser votado até sexta-feira, já que, na segunda etapa de votação, só é possível a apresentação de destaques supressivos, ou seja, que retiram trechos já aprovados no texto. Maia concedeu entrevista coletiva pela manhã, antes da reunião de líderes convocada para debater os procedimentos de votação da proposta.

Mesmo com divergências internas, o dinheiro unifica os apoiadores da reforma: a compra de parlamentares pelo governo garantiu a aprovação da proposta na Comissão Especial, ao mesmo tempo em que conhecidos apresentadores de TV são contratados para enganar a população e defender o projeto.

Nesta segunda, Maia já havia declarado que sua intenção é dar início à votação na noite de terça-feira, 9, mas que isso dependeria de garantir quórum e votos favoráveis suficientes – para ser aprovada, a proposta precisa dos votos de 308 deputados em dois turnos de votação na Câmara, seguindo, então, para tramitar no Senado.

Com a possibilidade de votação da PEC 6/2019 em plenário, entidades nacionais que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estão em Brasília. A Fenajufe também está na articulação intensa, desde ontem, na Câmara dos Deputados, e o cenário requer esforço redobrado no corpo-a-corpo no parlamento.

O Sintrajusc conversou com parlamentares catarinenses no próprio Sindicato, em seus escritórios em Florianópolis e, na semana passada, nos gabinetes em Brasília. A luta contra a aprovação é intensa e as entidades representativas dos servidores estão a postos na Câmara dos Deputados em defesa da aposentadoria pública.

Veja aqui como pressionar os parlamentares: http://www.sintrajusc.org.br/pagina/24586/envie-e-mails-aos-parlamentares-catarinenses-contra-a-reforma-da-previdencia