SINTRAJUSC SE REÚNE COM MEMBRO DA CCJ PARA TRATAR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Nesse terceiro encontro, o Deputado Federal Celso Maldaner do MDB esteve no sindicato para conversar com a diretoria sobre a PEC 06/2019, na segunda-feira, 22.

O Parlamentar, que votou a favor da Reforma Trabalhista em 2017, tem base eleitoral no oeste catarinense, está no quarto mandato consecutivo na Câmara Federal e é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Conforme o parlamentar, o INSS é o maior programa de distribuição de renda do Brasil e a maior parte da economia pretendida pelo governo agrava aqueles que recebem até dois salários mínimos. O Deputado defende que a reforma da previdência deve começar pelos privilégios e não pelos assalariados.

Segundo Maldaner a diminuição do valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada, de fundo assistencial) e a idade mínima dos trabalhadores rurais não passarão na Câmara e a polêmica com debate se dará na Comissão Especial (que é uma comissão transitória para debater as PECs).

O Deputado falou da dificuldade de aprovação da proposta de Reforma da Previdência e interpretou que o Congresso Nacional está reassumindo sua soberania e mostrando ao Executivo que o Poder Legislativo não está submisso ao Governo.

Os coordenadores do SINTRAJUSC questionaram quem são os chamados “investidores” que pressionam pela aprovação da Reforma da Previdência. Se são industriais, empregadores, produtores ou se são apenas os banqueiros e especuladores?

Destacaram também o fato de que o 1 trilhão de reais que seriam economizados com a aprovação da PEC, farão falta na mesa dos assalariados e certamente não ajudarão a "aquecer" a economia brasileira.

Questionaram também o sistema de capitalização proposto que dará muito lucro aos bancos (que não estão em crise) e somente incertezas ao futuro dos trabalhadores.

Participaram da reunião o Deputado Celso Maldaner e os Coordenadores Lusmarina Silva, Paulo Koinski e Denise Zavarize.