Sintrajusc promove encontro sobre a defesa da JT e ataques aos direitos trabalhistas

No dia 16 de outubro, o Sintrajusc promove Encontro Estadual em Defesa da Justiça do Trabalho, que terá como palestrante o Desembargador Marcelo José Ferlin D´Ambroso, do TRT4. O encontro será às 18 horas no auditório do TRT-SC (a confirmar).

Ao final da atividade, os colegas presentes também irão escolher cinco delegados para o Encontro Nacional de Servidores da Justiça do Trabalho, promovido pela Fenajufe, que será nos dias 26 e 27 de outubro, em Brasília.

A imprensa tem noticiado a possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho, mas o projeto por trás disso é acabar com os direitos dos trabalhadores, como são a reforma trabalhista e a reforma previdenciária. O fim da JT é efeito colateral desse projeto.

Medidas vindas dos três poderes estão sistematicamente reduzindo a capacidade de a JT dar resposta ao papel social que exerce, e, diante dos resultados prejudiciais, decreta-se sua inutilidade.

Outro fato perverso é a concentração cada vez maior de poder nos Conselhos – CNJ e CSJT – sem que haja, por parte da Justiça do Trabalho em todo o país, uma defesa veemente de autonomia. Os resultados são o orçamento cada vez mais enxuto, a redução de quadros por falta de concurso e a não reposição das aposentadorias. Basta visitar as Varas para notar que, conforme o tempo passa, encontram-se cada vez menos colegas.

O papel da JT é de contrapeso na relação capital x trabalho, em uma realidade na qual o trabalhador está cada vez mais desassistido, em especial no cenário de forte desemprego e falta de perspectivas. Quem é contra a JT quer lucro desmedido, sem compromisso com os direitos trabalhistas e com a dignidade humana.

Por isso a importância dos dois encontros – o estadual, dia 16 em Florianópolis, e o nacional. Só de forma coletiva vamos dar resposta aos desafios que se apresentam para a manutenção da Justiça do Trabalho e de seus servidores.