SINTRAJUSC e SINDPD/SC fazem ação sindical conjunta em Palhoça por melhores condições de trabalho, com reunião no TRE-SC

Retomando a campanha por melhores condições de trabalho e contra o assédio moral, o Sintrajusc e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD/SC) visitaram nesta terça-feira (23) o depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC, a Zona Eleitoral de Palhoça e o Vara do Trabalho também naquele município. Nas visitas, houve conversa com os servidores e servidoras e com trabalhadores terceirizados e também  distribuição do Assediômetro, um “termômetro” que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico. O material está em marca-páginas e cartazes e integra a cartilha que o Sintrajusc está distribuindo a partir deste mês. Participaram da visita os coordenadores Paulo Koinski, Denise Zavarize e Maria José Olegário. O SINDPD/SC esteve representados pelos diretores Gilberto Ricci, Taciano Mittmann e Ronaldo Gariglio Barreto de Andrade.

Foi uma iniciativa inédita para os dois Sindicatos, visto o Sintrajusc representar os e as concursadas e o SINDPD/SC, por sua vez, representar trabalhadores da iniciativa privada. “Hoje os e as trabalhadoras terceirizadas têm seu trabalho muitas vezes invisibilizado no serviço público em geral, e enfrentam condições precárias, ainda mais depois da reforma trabalhista, por isso a importância de atuarmos juntos”, destacou a coordenadora do Sintrajusc Denise. Para Gilberto Ricci, do SINDPD/SC, “a terceirização fragmenta a representação sindical dos trabalhadores em órgãos públicos, dificultando sua organização em local de trabalho e deixando todos – em especial, os terceirizados – mais vulneráveis ao assédio moral, à sobrecarga de trabalho e a ataques a seus direitos em geral. Daí a importância da atuação dos Sindicatos em conjunto”.

Os temas atinentes à justiça eleitoral foram levados ao diretor geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, em reunião nesta quarta-feira (24). Os sindicalistas sugeriram, entre outros temas, mudanças na organização dos locais de trabalho em prol da saúde dos servidores e terceirizados e na forma de realização das atividades. O diretor geral recebeu as demandas com atenção e ficou de dar encaminhamento a elas no âmbito do tribunal.

Outras notícias dadas na reunião foram a expectativa de concurso público no TRE-SC em novembro, de mais dois concursos de remoção para dois cargos de analista, sendo que um foi homologado hoje, e de instalação de mais uma zona eleitoral em Palhoça.

Importância da atuação coAo final das duas ações sindicais, o trabalho conjunto do Sintrajusc e do SINDPD/SC mostrou-se uma experiência importante e bastante produtiva, dado o fato se ser cada mais presente, no Judiciário Federal, a presença da força de trabalho de terceirizados e terceirizadas. “É importante que a luta por melhores condições de trabalho envolva tanto os e as servidoras quanto os colegas terceirizados, porque de todos eles e elas depende a boa prestação jurisdicional”, destacaram Denise e Maria José. Pelo SINDPD/SC, Gilberto, Taciano e Ronaldo expressaram a importância do trabalho conjunto para fortalecer as categorias como um todo. Lembramos que o Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, hoje com mais de 100 participantes e do qual o Sintrajusc faz parte, tem feito, desde a luta contra a reforma da Previdência, em 2019, várias ações conjuntas, com destaque para a pressão que resultou exitosa contra a reforma administrativa, em 2022. Juntos e juntas somos mais fortes!

Acima, reunião com o diretor geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro

Acima e abaixo, visita ao depósito de urnas do TRE-SC