Sintrajusc debate possibilidade de ações conjuntas com sindicatos de Rio do Sul

O Sintrajusc, em visita a Rio do Sul no dia 29 de setembro, reuniu-se com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Vale do Itajaí (SINTRAF-AVI), Aurio Gislon, o coordenador do SINTE Regional de Rio do Sul e do Fórum das Entidades do Campo e da Cidade do Alto Vale do Itajaí, Lothar Weise Filho, e o assessor parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, Thiago Nascimento. Pelo Sindicato, participou a coordenadora Denise Zavarize, o assessor jurídico Fabrizio Rizzon e a servidora da Justiça do Trabalho em Rio do Sul Elizabete Tassinari Turri Dombrowski, que articulou a reunião.
Os sindicalistas falaram da criação de um fórum de entidades na cidade e da importância da participação de todas as categorias para democratizar os debates. O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar está em processo de reconstrução e tem lutado por questões relacionadas ao desequilíbrio ecológico, ao uso de pesticidas que acabam na água que bebemos e à manutenção das famílias no campo.
A coordenadora Denise Zavarize falou sobre a experiência exitosa do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, do qual o Sintrajusc faz parte, que tem feito lutas coletivas, como foi a caso da mobilização contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, e agora pela revogação dos 14% de cobrança previdenciária dos servidores públicos estaduais.. Outra parceria intersindical importante tem sido com Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD/SC) em prol das condições de trabalho no depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC.