Sintrajud debate proposta de Carreira para levar à Fenajufe

No dia 24, servidores do Judiciário de São Paulo definiram o projeto sobre o Plano de Carreira que será apresentado pelo Sintrajud na reunião ampliada da Fenajufe, que será realizada, em Brasília, no próximo dia 30. O “Fórum Deliberativo sobre Plano de Carreira”, como foi denominado, contou com a participação de diretores de base, da executiva do Sindicato, aposentados, além de representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná – Sinjutra.

De acordo com o diretor do Sindicato Démerson Dias, apesar de ter ocorrido uma série de discussões antes do fechamento da proposta, ainda não é um projeto acabado. “Essa é uma proposta que substitui o projeto de 2004, entretanto, ainda vamos continuar debatendo propostas com os servidores para avançarmos na elaboração de um projeto que, de fato, consiga garantir os interesses do servidor e da sociedade”, ressaltou Démerson. Ele lembrou ainda que nesse projeto estão sendo elaboradas propostas que contemplem todos os segmentos da categoria, inclusive oficiais de justiça e agentes de segurança. Tanto oficiais, como agentes, também estão discutindo sobre Carreira nas bases.

A diretora do Sintrajud Ana Luiza Figueiredo Gomes ressaltou que a aprovação desse projeto não será uma tarefa fácil. “A intenção do governo é terceirizar e privatizar muitos setores do serviço público. Essa política prejudica o servidor e a população em geral”, criticou. “Por isso, nosso Plano de Carreira deve observar além dos aspectos técnicos, o político. Vai ser uma dura batalha, mas acredito que com unidade e luta sairemos vitoriosos”, conclui.

Outro ponto destacado pelos participantes foi em relação aos terceirizados. “Temos que aprofundar a discussão para pôr um fim nesse mito de que é mais barato terceirizar. Já está comprovado que quem lucra com isso são só as empresas. É preciso pôr um fim nas terceirizações”, ressaltou Démerson. O diretor apresentou um estudo onde se comprova que é mais barato para as administrações e mais benéfico para o trabalhador que haja concurso público e servidores efetivos.

Após a discussão na Fenajufe, o Sindicato vai retomar o debate com os servidores nos locais de trabalho. O SINTRAJUSC fará o Seminário Estadual no dia 13 de setembro. Fonte: Sintrajud