Sindicatos retomam hoje mobilizações em todo o país

Esta quinta-feira, 11 de novembro, é mais um dia em que os servidores em todo o país estão sendo chamados para ir às ruas e protestar em defesa da aprovação dos planos de cargos e salários. As manifestações fazem parte do calendário de lutas, aprovado na última reunião ampliada da Fenajufe.

Confira os sindicatos que promoverão manifestações nesta quinta-feira [11]:

Sindjufe-BA: Os servidores da Bahia fazem paralisação de 24 horas. O atendimento à população estará suspenso, e, às 13h deste mesmo dia, a categoria se reúne em assembleia geral no saguão do TRT para deliberar se retornam à greve por tempo indeterminado, encerrada em julho passado após 73 dias de paralisação. Além disso, será realizada também no local uma assembleia setorial às 9h, seguido do ato intitulado “Segredo de Justiça”, em solidariedade aos oito servidores da 31ª VT colocados à disposição pela juíza Maria Lita Moreira Braidy, sem nenhuma justificativa.

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas também vão paralisar as atividades durante 24 horas nesta quinta-feira [11]. A concentração será em frente ao prédio do TRE, a partir das 11 horas. O Sindjus-AL já comunicou sobre a paralisação as administrações dos órgãos do Poder Judiciário Federal e do MPU com base nos dispositivos da Lei nº 7.783, de 28/06/89.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, também haverá greve de 24 horas nesta quinta-feira [11] pela aprovação do PCS. Na oportunidade, o sindicato vai realizar uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro de Cuiabá, com “o objetivo da campanha é sensibilizar os colegas da importância de lutar pelos direitos da categoria sem esquecer de ajudar o próximo”. A concentração dos servidores terá início às 7h, em frente do TRT-23, onde será realizada uma assembleia geral, que discutirá o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17. A partir das 8h, um ônibus que constitui a unidade móvel do Hemocentro de Cuiabá já estará no TRT, à disposição dos servidores para a coleta de sangue.

Sintrajufe-PI: Na Justiça Federal, no Fórum Trabalhista e na sede do TRT, os servidores vão paralisar os trabalhos nesta quinta [11], das 8h às 12h. A concentração será no prédio da JF, na Avenida Miguel Rosa, ao lado do HUT.

Sintrajufe-RS: Os servidores do Rio Grande do Sul vão parar durante duas horas nesta próxima quinta-feira [11]. A paralisação será das 13h às 15h. No mesmo dia, o sindicato realizará assembleia geral, 19h30, no prédio das Varas Trabalhistas para avaliar a adesão ao indicativo de greve nacional a partir do dia 17 de novembro. O Sintrajufe-RS informa, ainda, que para esse dia [17], se confirmada audiência entre a Fenajufe e o presidente do STF, será feita vigília em Porto Alegre e nova assembleia geral para definir a continuidade do movimento no estado.

Sintrajufe-MA: Os servidores do Fórum Trabalhista Astolfo Serra vão paralisar as atividades por duas horas, das 7h30 às 9h30. Na Justiça Federal, o sindicato percorrerá todos os setores do órgão para conscientizar a categoria sobre a importância da mobilização em defesa dos PCSs. Na próxima terça-feira, 16 de novembro, haverá assembleia geral para discutir e votar o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17.

Sintrajud-SP: Em São Paulo, os servidores farão uma assembleia e ato público em frente à sede do TRF-3, na Avenida Paulista, a partir das 13h. Além da aprovação do PCS, a categoria se mobiliza também contra o PLP549/09, que impedirá investimentos no funcionalismo e no serviço público por dez anos. Na assembleia geral, será discutido e votado o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17.

Sisejufe-RJ: No Rio, os funcionários farão assembleias setoriais e atos nos locais de trabalho para mostrar que estão muito insatisfeitos com a demora na aprovação do PL 6.613/2009. A primeira assembleia será às 10h, no TRT, que fica na Rua do Lavradio. Em seguida, às 12h, o sindicato se reunirá com os servidores da Justiça Federal da Avenida Rio Branco. No TRF, às 13h, será promovida assembleia conjunta com os servidores da Justiça Federal da Avenida Venezuela. E a última assembleia setorial será às 15h, com os servidores do TRE.

Sintrajusc-SC: O sindicato está chamando os servidores para uma assembleia, com ato público, na rampa do TRT, nesta quinta-feira [11], às 14 horas. A pauta central é o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17. Também às 14h, sindicalistas e servidores de outras categorias promoverão panfletagem, em defesa do direito de greve, na Avenida Rio Branco com a Esteves Júnior, para onde os servidores do Judiciário irão se dirigir depois da assembleia.

Sintrajuf-PE: O sindicato promoverá mobilizações nesta quinta-feira [11], nos órgãos do Judiciário Federal no Recife. Além disso, o sindicato orienta que todos os servidores no Estado estejam vestido com camisetas pretas, como forma de protestar. As primeiras atividades serão na sede do TRT e no prédio da Sudene, com concentração às 8h. No início da tarde, a mobilização será no TRE, às 13h. Na porta do TRF, a concentração será das 15h às 17h. E no prédio da Justiça Federal, o sindicato promoverá uma panfletagem durante todo o dia.

Sitraemg-MG: O Sitraemg-MG realizará ato público das 13h às 14h, em frente ao prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte. Durante o ato público, haverá também assembleia geral para deliberar sobre o indicativo de greve para o dia 17 de novembro. Também será realizado ato público em Juiz de Fora, das 12h às 13h, em frente ao prédio da Justiça do Trabalho.

Sindiquinze-SP: O sindicato realizará, nesta quinta-feira [11], a partir das 11hs, uma grande rodada de assembleias para deliberar sobre a greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira [17]. As assembleias acontecerão nas 108 cidades de âmbito do TRT-15, para obter um resultado efetivamente democrático e garantir a participação de todos os servidores.

Sindjuf-PA/AP: O sindicato promoverá assembleia geral nesta quinta-feira [11], a partir das 9h, no hall de entrada do TRE, em Belém. Na pauta, o debate sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 17 de novembro.

Sindjufe-MS: No dia nacional de lutas, em Campo Grande os servidores do Judiciário Federal e do MPU participarão de ato unificado, em frente à sede do TRE, a partir das 15h.

Sindjuf-PB: O sindicato promoverá uma assembleia geral no TRT, às 15h, para discutir o indicativo de greve por tempo indeterminado.

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos