Sindicatos do RS vão debater calendário de unificação

Por Marcela Cornelli

A unificação sindical está voltando à pauta dos debates entre o Sintrajufe/RS (Justiça do Trabalho e Federal) e o Sindjers (Justiça Eleitoral). Para discutir o processo de unificação, no próximo dia 20/10, às 10h, os dois sindicatos têm um encontro marcado na sede do Sintrajufe. De acordo com o Sintrajufe, a proposta é que as reuniões sejam abertas à categoria e que a Fenajufe seja a entidade mediadora do processo.

Desde o início deste ano, o Sintrajufe e o Sindjers vêm discutindo a união das duas entidades. Durante a greve contra a aprovação da reforma da Previdência, as reuniões foram suspensas, depois de serem realizados vários debates. No dia 25 de setembro, as discussões foram retomadas.

A opinião da assessoria jurídica, comum às duas entidades, é que cada sindicato realize assembléia geral – preferencialmente na mesma data – para deliberar sobre a unificação e a destinação do patrimônio, entre outras questões. Os dois sindicatos pretendem discutir o calendário de debates e a melhor maneira de trabalhar a unificação sindical.

Fontes: Sintrajufe/RS e FENAJUFE