Sindicato dos Bancários expressa solidariedade aos servidores do Judiciário

Moção de Apoio à greve dos trabalhadores do Judiciário Federal de Santa Catarina

Apoiamos incondicionalmente a greve dos servidores do Judiciário Federal de Santa Catarina organizada pelo SINTRAJUSC por entender que o exercício constitucional do direito de greve é um dos instrumentos legítimos que a classe trabalhadora dispõe para reivindicar melhores condições de trabalho, de vida e lutar por uma sociedade melhor e mais justa.
Ao mesmo tempo repudiamos a atitude autoritária, unilateral e antidemocrática adotada pela Direção do TRT catarinense ao determinar o corte do salário dos grevistas. È inadmissível que no nosso atual Estado Democrático de Direito, o órgão que tem a prerrogativa de justamente preservar o direito dos trabalhadores e zelar pelo fiel cumprimento das normas constitucionais, adote postura retrógrada e contrária ao melhor direito. Vale frisar que nos 21 estados em greve, o TRT-SC é o único órgão do Judiciário a tomar atitude desta natureza, não preservando o diálogo para solução dos conflitos.
Fazemos votos de que o Supremo Tribunal Federal encaminhe de imediato ao Congresso Nacional o projeto de reajuste da categoria que vem sendo negociado desde março deste ano, e se encontra engavetado pelo presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes.

Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região