Servidores reagem à “proposta” de 0,1%

O envio, pelo governo federal, ao Congresso Nacional do projeto que trata do aumento dos servidores públicos federais causou uma forte reação entre os dirigentes sindicais das várias categorias do funcionalismo federal. A posição contrária ao índice oferecido pelo governo, de 0,1%, é um consenso entre as entidades sindicais.
Nesta quinta-feira, dia 03, a Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais) se reunirá para discutir o índice da reposição, que será um dos principais pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2005. No próximo dia 15, representantes dos servidores federais participarão da plenária nacional e do lançamento da Campanha Salarial, com ato público em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília.
Na avaliação do diretor da Fenajufe, Carlos Antônio (Ovo), a proposta vai na contramão do discurso do presidente Lula, que na semana passada defendeu uma melhoria nos salários dos servidores públicos. “É um absurdo. Os servidores não podem ser penalizados pela política de manutenção de juros elevados. Não há como o Estado oferecer serviço de qualidade à sociedade sem uma política de valorização e respeito aos servidores públicos”, afirma. Para ele, é fundamental que a categoria se junte aos demais setores do funcionalismo público para pressionar o governo a rever seu posicionamento.
O reajuste de 0,1% dos salários e das aposentadorias foi submetido pelo presidente Lula ao Congresso. Em nota, o Ministério do Planejamento não descartou reajustes diferenciados a categorias de servidores.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)