Servidores públicos de Alagoas fazem greve geral de 24h nesta quinta

Por Marcela Cornelli

Os servidores públicos federais, estaduais e municipais de Alagoas vão deflagrar uma greve geral de 24 horas nesta quinta-feira, dia 15 de abril, para cobrar o reajuste emergencial de 50,19% (no período de 1998 a 2004), denunciar às reformas que retiram direitos dos trabalhadores, protestar contra a implantação da Área de Livre Comércio das Américas [ALCA], defender o direito à liberdade de organização e autonomia sindical. Para reforçar o protesto, será realizada uma passeata na Praça D. Pedro II (em frente à Assembléia Legislativa), no Centro de Maceió.

A coordenação do Sindjus/AL pretende intensificar a mobilização dos servidores dos tribunais e da Procuradoria Regional do Trabalho para participar do protesto. O objetivo do sindicato é protestar contra a descriminação dispensada pelo governo federal em relação aos servidores do Judiciário e do MPU.

De acordo com o Sindjus, os servidores estaduais pretendem também se manifestarem contra o decreto do governador Ronaldo Lessa, que pune a greve do funcionalismo e ameaça com exoneração os servidores em estágio probatório.

A atividade de mobilização da greve geral de 24 horas vai contar também com a participação dos trabalhadores rurais, como o MST, que estão em Marcha contra o Latifúndio e em defesa da reforma agrária.

Fontes: Sindjus/AL e FENAJUFE