Servidores federais debatem hoje e amanhã reformas trabalhista e sindical

Por Marcela Cornelli

A discussão sobre as reformas trabalhista e sindical está cada vez mais presente no dia-a-dia dos trabalhadores brasileiros. O governo apresenta propostas para retirar direitos conquistados com muita luta ao longo dos anos. Os trabalhadores, principalmente os do serviço público federal, resistem como podem. Depois da experiência com a reforma da Previdência, a classe trabalhadora não tem dúvida de que, para retirar direitos consolidados na Constituição e na legislação trabalhista, bem como na sindical, o governo não vai medir esforços.

Sob o tema “Direitos Trabalhistas e Sindicais: Estado e Mundo do Trabalho”, a Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (Cnesf) promove um seminário para desmistificar o discurso oficial e expor ao funcionalismo público as reais intenções do governo, além de apresentar várias opiniões, avaliações, definições e propostas relativas ao projeto de reformas sindical e trabalhista na ordem do dia.

O seminário está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de fevereiro), das 8h às 18h, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), na Avenida W3 Norte, Quadra 505, Bloco A, Brasília, e contará com a participação de intelectuais, parlamentares e representantes das correntes sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), dentre eles o historiador Valério Arcary, doutor em História pela USP; o sociólogo e professor universitário Edmundo Fernandes Dias, a juíza do Trabalho gaúcha Mara Loguércio; o deputado federal Mauricio Rands (PT-PE); e a senadora alagoana Heloisa Helena (sem partido).

Fonte: FENAJUFE