Servidora é impedida de participar da Plenária da Fenajufe por diretor-geral do TRE

A servidora do TRE Elisa Lima, delegada eleita pela categoria em assembléia geral à XII Plenária Nacional da Fenajufe, foi impedida de acompanhar a representação dos servidores do Judiciário Federal catarinense a Vitória (ES) por decisão do diretor-geral do Tribunal, Norberto Ungaretti Júnior, que não concedeu a liberação. A decisão aconteceu no dia 14, terça-feira à noite. O pedido estava com o diretor-geral desde o dia 6 de junho, portanto, há mais de uma semana, fato confirmado pelo diretor-geral, que alega que a servidora não possui licença para o exercício do mandato sindical. O Sindicato afirma que o direito de representação não pertence apenas aos servidores licenciados, mas a todos aqueles a que a categoria atribui essa competência. Além disso, o direito à liberdade sindical está garantido na Constituição Federal. Ao protelar a decisão, o diretor-geral também impediu a participação de um suplente. Com isso, a categoria foi privada de um delegado. É bom lembrar que o Sindicato tem denunciado freqüentes agressões à liberdade de organização sindical no TRE, como a proibição de colocação de faixas da campanha salarial, dificuldades de organização de toda ordem e agora mais essa atitude. O Sindicato está estudando a adoção de medidas contra essas atitudes, já que elas estão se repetindo com uma freqüência preocupante no Estado.