Senado faz visita oficial a presos políticos em São Paulo

Por Marcela Cornelli

O plenário do Senado Federal aprovou em 17 de setembro a constituição de uma Comissão Temporária Externa para investigar, in loco, as denúncias de violação dos direitos humanos de militantes do MST presos no interior do Estado de São Paulo.

O requerimento, proposto pelo senador João Capiberibe ( PSB – Amapá ), refere-se às denúncias dos advogados dos líderes do MST José Rainha Júnior, sua esposa Diolinda Alves de Souza e Felinto Procópio dos Santos, o mineirinho. Conforme seus advogados, afirmou o senador, “eles estão detidos em condições desumanas, isolados e sem contato entre si. Para saírem das celas têm as mãos e os pés algemados e não podem ter qualquer objeto de uso corriqueiro, como livros ou textos”, no presídio de Presidente Bernardes.

Ainda segundo o senador e ex-governador amapaense, “essa queixa foi apresentada formalmente pelo coordenador executivo do “Centro de Direitos Humanos Evandro Lins e Silva”, Marcos Rogério de Souza, que os visitou no Presídio de Presidente Bernardes. A situação, não tenho dúvidas, é de flagrante violação dos direitos humanos. Há motivos para se acreditar que correm, inclusive, risco de vida”.

Já estão designados para compor a Comissão os senadores João Capiberibe e Geraldo Mesquita Júnior (PSB – Acre ). Diolinda Alves de Souza está detida no presídio feminino de Piquerobi e os demais já teriam sido transferidos para o presídio localizado no município de Dracena, na região oeste de São Paulo.

Ainda segundo o senador Capiberibe, “é estarrecedor verificar que somente neste ano de 2003, já foram assassinados 44 trabalhadores rurais, sem somar os recentes acontecimentos no estado do Pará, onde oito pessoas foram trucidadas na Fazenda Primavera e outras 13 pessoas continuam desaparecidas”. O número de vítimas de 2000 até o dia primeiro deste mês de setembro já atinge a 146 casos.

Fonte: Site MST