Seminário quinta (10) aborda a Covid-19 no trabalho e o nexo ocupacional. Sintrajusc é apoiador da atividade

O Sintrajusc será um dos apoiadores do seminário “Covid-19 no trabalho e o nexo ocupacional: como notificar na prática?”, que ocorrerá na quinta-feira (10/12) com transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XHAh2eUX9tU&feature=youtu.be).

Um dos palestrantes será o dr. Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa. Também participará o médico do trabalho Roberto Ruiz, que foi contratado pelo Sindicato para assessorar a direção nos temas que se referem à preservação da saúde e segurança dos servidores em função da pandemia. Ele falará sobre a covid-19 e a notificação como doença do trabalho entre servidores públicos municipais, estaduais, Judiciário Federal de Santa Catarina e trabalhadores de empresas privadas.

Os palestrantes são médicos e advogados. Confira a programação:

COVID 19 no trabalho e o nexo ocupacional: como notificar na prática?

19h – Abertura

19h10 – Prevenção / Tratamento / Vacina: o que temos de novidades para a Covid-19? – Dr. Gonzalo Vecina Neto – Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-presidente da Anvisa

19h30 – Covid-19 como doença do trabalho: tem nexo? – Dra. Maria Maeno – médica pesquisadora em Saúde do Trabalhador

19h50 – O que os tribunais vêm decidindo? – Dr. Mauro Menezes – diretor-geral da Mauro Menezes & Associados.

20h10 – O que está acontecendo na prática:

– Projeto nacional: Rede de informações e comunicação de risco no trabalho sobre Covid-19 – Dra. Maria Juliana Moura, pesquisadora associada da Fiocruz

– Projeto nacional: Visibilidade das condições de trabalho – Covid-19 como doença relacionada ao trabalho – Dr. José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do trabalho

– Covid-19 e a notificação como doença do trabalho entre servidores públicos municipais (Florianópolis), estaduais (Santa Catarina), Judiciário Federal (Santa Catarina) e a CAT / INSS (Brasil) dos trabalhadores de empresas privadas – Dr. Roberto Ruiz, médico do trabalho da UFSC, consultor sindical em saúde do trabalhador.

Organização e apoio:

– Mauro Menezes & Associados

– SINTRAJUSC (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina)

– SINTESPE (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina)

– SINTRASEM (Sindicatos dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis)

– Sindicato dos Químicos Unificados Osasco (SP)

– Sindicato dos Químicos Unificados Campinas (SP)

– Sindicato dos Metalúrgicos de Itu (SP)

– FTIA (PR)

– SITRACARNES Chapecó (SC)

– CONTAC – CUT

– Rel-UITA