Semana da consciência negra terá atividades em todo o Brasil


Por Marcela Cornelli

A 2ª Jornada África-Brasil, que começa hoje (17/11), vai homenagear o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com exposições, apresentações de teatro e música, palestras e mostras de filmes na Câmara dos Deputados. A abertura será às 17h30min com uma palestra do ministro da Cultura, Gilberto Gil, sobre música afro-brasileira.
A programação ainda inclui oito exposições, como a mostra Sagrada Geometria, que reúne pinturas, gravuras, relevos e esculturas do mestre baiano-brasiliense Rubem Valentim. Também faz parte do programa uma mostra fotográfica que retrata os “brasileiros” do Benin, Togo e Nigéria. Haverá ainda um debate sobre a Lei 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial da rede de ensino brasileira, do estudo da História da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do papel do negro na formação da sociedade brasileira.

A série de eventos ainda inclui a realização, entre os dias 21 e 23, o 1º Encontro de Parlamentares Negros e Negras das Américas e do Caribe que vai reunir, além de representantes de outros países, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, autoridades e personalidades ligadas à luta contra a discriminação racial.

Nos três dias do seminário serão debatidas a realidade dos afrodescendentes e sua inserção marginalizada na hierarquia social; as demandas das organizações civis que militam no combate à discriminação étnico-racial; proposições que viabilizem ações nacionais e internacionais para as populações negras e seus descendentes; a construção de uma rede de parlamentares e entidades dos países participantes para a promoção de ações comuns; e a criação de um programa de ação permanente em defesa da igualdade racial e da conquista de políticas públicas.

EVENTOS NO ESTADOS
Além dos eventos promovidos pelo Ministério da Cultura e pelo Congresso Nacional, outros órgãos estatais, ONGs e entidades do movimento negro irão promover centenas de atividades regionais. Em praticamente todas as universidades federais haverá ciclos de debates e atividades culturais.

Mais informações sobre eventos da Semana da Consciência Negra podem ser obtidas através do site da Fundação Palmares: http://www.palmares.gov.br

Fonte: Portal Vermelho