Saúde dos servidores: Sintrajusc começa a implementar política contra problemas

Uma das principais decisões do Congresso do Itá foi avançar nas discussões sobre soluções para os graves problemas de saúde que atingem os servidores do Judiciário Federal em Santa Catarina e no País. A partir do V Congresso, mas em conjunto com ações da Fenajufe e dos sindicatos de base da Federação, além da participação de especialistas na área de saúde, o Sintrajusc começou a estabelecer um cronograma de ação que pretende definir as formas para atacar o problema. A primeira ação, uma oficina envolvendo a diretoria do Sintrajusc, será realizada no dia 20 de outubro, sábado, das 9 às 17 horas, no sindicato. Realizadas mensalmente, as oficinas estabelecerão a estratégia de ação do Sindicato para diagnosticar os principais problemas de saúde dos servidores e a partir daí traçar a linha de ação para superá-los. A partir desta primeira oficina, outras serão realizadas, mensalmente, em diversas cidades do Estado, envolvendo o conjunto da categoria.
 
A saúde do servidor é um tema que preocupa o Sintrajusc desde a fundação da entidade, há 10 anos, com algum acúmulo por parte dos seus diretores. O aumento da carga de trabalho e as conseqüências sobre a saúde dos servidores, com o recrudescimento da ocorrência de doenças atípicas (stress, LER/DORT, problemas cardio-vasculares, gastrites, úlceras, doenças psico-emocionais), exige do Sindicato uma atitude propositiva no enfrentamento do problema, desenvolvendo ações que venham a desembocar em sugestões para a melhoria efetiva da saúde dos servidores.
 
Afinal, a saúde do servidor não é um problema apenas do servidor. Como bem lembrou o professor Herval Pina Ribeiro, palestrante convidado a participar do V Congrejusc, e parceiro nesta iniciativa do Sindicato, a saúde do trabalhador é um bem público, que deve ser preservada como tal. Para isso, são necessárias políticas pensadas com a atuação dos próprios trabalhadores, que são as pessoas que sentem os efeitos das práticas do trabalho em seus corpos. A partir desta primeira Oficina, o Sintrajusc estabelecerá o roteiro de ação no estado. Assim que esse roteiro estiver definido, os servidores serão informados.