Sarney diz que pretende ler reforma hoje no plenário do Senado

Por Marcela Cornelli

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, afirmou, agora à tarde, que a proposta de reforma da Previdência deve estar pronta para ser votada pelos senadores até 30 de setembro. Sarney informou que lerá a proposta em plenário ainda nesta quinta e que irá encaminhá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta sexta (29/8).

Apesar de considerar que a reforma já foi amplamente debatida durante a tramitação na Câmara dos Deputados, Sarney não descartou a possibilidade de o texto ser alterado, ou ainda, de o texto aprovado pelos deputados ser “fatiado” no Senado, de forma a garantir a promulgação dos pontos consensuais ainda neste ano. “Acho que o Senado sempre deseja participar e tem tradicionalmente melhorado o que aqui chega”, disse.

Sarney, que avaliou o subteto regional e a aposentadoria compulsória como pontos que podem ser considerados controversos, disse ainda que o senador Edison Lobão (PFL/MA) já avisou que vai convidar o líder do PT na Casa, Tião Viana (AC), para ocupar a relatoria da matéria na CCJ.

Fonte: Agência Brasil