Reunião da Cnesf define eixos da Campanha Salarial 2005

Por Imprensa

A Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (Cnesf), da qual a Fenajufe faz parte, se reuniu ontem (15/2) para definir os principais pontos da Campanha Salarial de 2005 dos servidores federais. As entidades nacionais aprovaram os quatro eixos para a luta dos servidores em 2005 e reafirmaram o calendário de atividades da campanha, que será lançada em março.

Os eixos da campanha são os seguintes:

Recomposição das perdas passadas:

– Reestruturação das carreiras, com incorporação das gratificações;
– Paridade entre ativos e aposentados;
– Reposição das perdas salariais desde 1995, a ser equacionada até o final de 2006, ainda no governo Lula.

Política Salarial Permanente:

– Política salarial permanente, com reposição integral da inflação com base no índice do Dieese.

Na reunião de ontem, também foi aprovada a indicação para as assembléias de base discutirem o índice de reajuste emergencial, com base na inflação de 2003 e 2004. Este ponto, no entanto, deverá ser discutido novamente na próxima Plenária Nacional dos SPF’s que será realizada dia 15 de março em Brasília.

As entidades nacionais aprovaram realizar, em todo o país, o dia nacional de debates nos locais de trabalho, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Nesta data, os sindicatos deverão discutir com a categoria os eixos da campanha salarial e a proposta de reforma sindical, que será enviada para o Congresso Nacional no início de março.

No dia 14/3, as entidades deverão realizar suas plenárias setoriais. No dia 15 de março, pela manhã, será realizada a Plenária Nacional dos servidores federais; e à tarde, acontecerá o lançamento da Campanha Salarial 2005, com ato público em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Ministério do Planejamento. Também no dia 15/3, a Cnesf vai tentar uma reunião, às 15h, com o ministro do Planejamento, Nelson Machado, para entregar a pauta de reivindicações dos servidores federais. A audiência será solicitada pela Coordenação.

Fonte: Fenajufe