Quadro de mobilizações no dia “apagão” do Judiciário e do MPU

Servidores do Judiciário Federal e do MPU em todo o país promovem nesta quarta-feira [04] o “apagão” pela aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09, que revisam os planos de cargos e salários da categoria. O objetivo é promover um Dia Nacional de Lutas com paralisações, atos públicos e outros tipos de mobilização, com as atividades concentradas nos TREs em função do calendário eleitoral. Nesta quarta-feira, os sindicatos pretendem garantir que a categoria paralise as atividades, em algum período do dia, dando o caráter de “apagão” dos trabalhos do Judiciário e do MPU.

Em alguns lugares, como na Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro os servidores aprovaram paralisar os trabalhos durante 24 horas. Em outros, haverá paralisações parciais, como atos públicos e atividades nos locais de trabalho. Confira abaixo o quadro de mobilizações no dia do “apagão”.

Sisejufe-RJ: Os servidores no Rio vão paralisar suas atividades por 24 horas para pressionar a aprovação do PL 6.613/2009, sem emendas. As mobilizações do “apagão” serão a partir das 11h, no Tribunal Regional Federal [TRF]; e a partir das às 12h na Seção Judiciária do Rio de Janeiro [SJRJ] da Avenida Rio Branco; no Foro da JF da Avenida Venezuela; na sede do TRE; e no TRT.

Sindjus-AL: Nesta quarta-feira [04], os servidores de Alagoas vão paralisar 24 horas para participar do ato público de protesto, denominado de “apagão”, com concentração a partir das 11 horas em frente ao TRE. Na manifestação também haverá apresentação cultural.

Sindjufe-BA: As assembleias setoriais realizadas em Salvador referendaram a paralisação de 24 horas com atos no TRE e em Feira de Santana, além dos mutirões de mobilização nos setores de cada órgão para agregar mais servidores ao movimento. Um ônibus com destino à Feira de Santana sairá às 8h30, do TRE, nesta quarta-feira.

Sintrajufe-PI: Das 9h às 12h, nesta quarta [04], os servidores do Judiciário Federal no Piauí paralisam as atividades no TRT, TRE e Justiça Federal, fazendo uma manifestação em frente ao TRE. Para promover a mobilização, além das assembleias e reuniões, o sindicato fez a divulgação do evento através de faixas, cartazes e distribuição de adesivos em todos os tribunais.

Sindijufe-MT: Em assembleia nesta segunda-feira [02], os servidores aprovaram participar do “apagão” e promover uma grande concentração a partir das 8h no saguão de entrada do TRE, com café da manhã das 9h às 11h. O ato será unificado, com a participação de servidores do TRT-23 e da Justiça Federal, além dos colegas do TRE.

Sindiquinze-SP: Os servidores do TRT da 15ª Região aprovaram paralisar as atividades nesta quarta-feira [04] durante duas horas, das 13 às 15h. A participação no “apagão” desta quarta-feira [04] foi aprovada em assembleia realizada na última sexta-feira.

Sintrajud-SP: Os servidores de São Paulo definiram parar por duas horas nesta quarta-feira [04], dia do “apagão” do Judiciário Federal e do MPU. Nesta quarta-feira, haverá paralisação e atos na capital paulista e também em Santos e Praia Grande, nos seguintes horários: JT/Barra Funda – das 11h às 13h, no Forum Ruy Barbosa; JF/TRF – das 13h às 15h, concentração no TRF; TRE – das 13h às 15h, no prédio da Francisca Miquelina; Santos – das 11h às 13h, em frente ao Fórum da JF; Praia Grande – das 11h às 13, em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho.

Sintrajuf-PE: Servidores das Justiças do Trabalho e Eleitoral em Pernambuco decidiram promover paralisações de duas horas nesta quarta-feira [04]. Os horários das atividades em cada local são os seguintes: Varas do Trabalho na Sudene – paralisação das 8h às 10h; TRT – das 9h30 às 11h30; e TRE – das 15h às 17h. Na JF e no TRF os servidores devem trabalhando usando roupa preta como forma de protesto.

Sintrajufe-RS: No Rio Grande do Sul, a paralisação será das 13h às 15h, momento em que também haverá um ato público em frente ao TRE da Avenida Duque de Caxias. Antes, haverá concentração em frente aos prédios do Judiciário Federal em Porto Alegre e ônibus locados pelo Sintrajufe levarão os servidores até o TRE. No interior, haverá manifestações em frente aos cartórios eleitorais.

Sintrajusc-SC: Em assembleia na Justiça Federal os servidores aprovaram promover um ato nesta quarta-feira [04], das 15 às 16 horas, na porta do TRE. O ato retoma a mobilização pelo PCS e é parte do “apagão” que será promovido em todo o país nesta quarta.

Sintrajufe-MA: As assembleias setoriais ocorridas no Fórum Trabalhista Astolfo Serra e na Justiça Federal aprovaram participar de ato, com concentração a partir das 13h, no TRE. Os servidores dos três ramos do Judiciário Federal no Maranhão paralisarão as atividades durante a manifestação.

Sitraemg-MG: Nesta quarta-feira [04], o Sitraemg-MG promoverá manifestação com os servidores das Justiças Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar para pressionar a continuidade das negociações pela aprovação do PCS. De acordo com o sindicato, haverá concentração e ato público em frente ao TRE, a partir das 13h.

Sindjuf-PA/AP: A estratégia para o “apagão” desta quarta-feira [04] será a realização de assembleias setoriais tanto no TRE do Pará e no TRT da 8ª Região, de manhã; e na Justiça Federal, à tarde. A categoria será mobilizada por pelo menos duas horas, com debate sobre a revisão salarial. O sindicato está mobilizando toda sua base nas varas trabalhistas e zonas eleitorais pelo interior do Pará e no Amapá para que realizem assembleias setoriais e paralisem suas atividades por pelo menos uma hora nesta quarta.

Obs: Os demais sindicatos não repassaram informações à Fenajufe até o fechamento deste quadro.