Primeira Plenária Nacional dos SPF´s será no dia 18 de janeiro

Por Janice Miranda

Em reunião nesta semana, as entidades nacionais que compõem a Cnesf, dentre elas a Fenajufe, confirmaram a realização da Plenária Nacional dos SPF’s no dia 18 de janeiro. A data da Plenária foi decidida na última reunião da Coordenação em 2003, que também discutiu o lançamento da Campanha Salarial de 2004.

No dia 17, as entidades realizarão suas plenárias setoriais e a Fenajufe está avaliando a possibilidade de convocar uma reunião com os delegados do Judiciário e do MPU para o mesmo dia.

Na reunião ordinária da Cnesf da semana que vem, os representantes das entidades sindicais irão discutir os eixos da Campanha Salarial de 2004 e o calendário de atividades, como o lançamento e atos públicos em Brasília e nos Estados. As propostas serão discutidas nas plenárias setoriais e apreciadas na Plenária no dia 18, oportunidade em que serão deliberados os principais pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial.

Outra deliberação da reunião da Cnesf foi o adiamento do seminário Reformas Trabalhista e Sindical, por dificuldades na organização, marcado para ocorrer nos dias 15 e 16 de janeiro. Na próxima terça-feira [13], a reunião vai acertar nova data para o seminário e os nomes dos palestrantes.

Reuniões com o governo nas próximas semanas

As datas das reuniões da Cnesf com a bancada governista, sugeridas na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, ocorrida no dia 17 de dezembro, foram acertadas esta semana.

A primeira reunião do ano de 2004 será da Mesa Central, no dia 15, às 14h30. Neste encontro, sindicalistas e bancada governista iniciarão a discussão em torno do índice do reajuste linear dos servidores públicos federais. Os dirigentes sindicais esperam que os representantes do governo apontem alguma proposta para uma política salarial que reponha as perdas acumuladas nos últimos oito anos. No entanto, independente do resultado da reunião do dia 15, as entidades irão impulsionar, na Plenária dos SPF’s, o lançamento da Campanha Salarial de 2004 para que sejam garantidas as reivindicações dos servidores.

No dia 21, às 9h30, acontecerá a reunião da Comissão Temática se Seguridade Social; e às 14h30 será a reunião da Comissão Temática de Direitos Sindicais.

Fonte: Fenajufe