Presidente Lula participa hoje de debate sobre a Alca no Congresso

Por Marcela Cornelli

O presidente Lula participa hoje, 20/10, na Câmara dos Deputados, da abertura de debate sobre o papel dos legisladores na discussão sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Somente para convidados, a sessão inaugural do evento será das 17h às 18h30min, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

O Congresso Nacional – Câmara e Senado -, e o Parlatino (Parlamento Latino-Americano) realizarão esse encontro hoje e amanhã, dias 20 e 21, para debater o papel dos legisladores latino-americanos em relação à Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Na abertura, estarão presentes, além do presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, João Paulo Cunha (PT/SP) e José Sarney (PMDB/AP), e o presidente do Parlatino, deputado Ney Lopes (PFL/RN).

O evento será uma oportunidade para que parlamentares de diferentes partidos e países do continente possam inteirar-se das últimas decisões no processo de formação da Área de Livre Comércio das Américas, bem como debater as formas de participação dos legislativos nacionais nas negociações da Alca. O Encontro em Brasília sobre “O Papel dos Legisladores na Alca” ocorrerá após a 15ª Reunião do Comitê de Negociações Comerciais (CNC), realizada em Trinidad e Tobago, no início de outubro, e antes da Reunião Ministerial da Alca prevista para a terceira semana de novembro, em Miami (EUA), onde será discutido o possível conteúdo e a estrutura do acordo acerca da Alca.

Fonte: DIAP