Poesia e exposição promovem adesão às atividades de greve em Alagoas

BRASÍLIA – 19/05/10 – O Varal da Greve com fotos e poesias e a apresentação do projeto Poesia Musicada no Pandeiro de Rogério Dias e Fagner Dubrown comoveram os servidores do Judiciário Federal e do MPU, na manhã desta quarta-feira [19], em frente ao TRE/AL.

Fotos deram vidas às paralisações e manifestações da categoria pela aprovação dos Planos de Cargos e Salários anteriores, bem como luta contra a reforma da Previdência, campanhas salariais unificadas, além de conter poesias sociais e políticas de diversos autores nacionais e internacionais. De acordo com o Sindjus-AL, a exposição fez com que os servidores se emocionassem ao rever aqueles momentos e entendessem a importância da luta para alcançar as conquistas.

Ao recitar as poesias de Fernando Pessoa, Jorge de Lima, entre outros, musicadas no pandeiro, os artistas Rogério Dias e Fagner Dubrown atraíram a atenção dos servidores e pessoas que passavam pelo local. Após a apresentação, os servidores declamaram as poesias de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Mário Quitanda, Augusto dos Anjos, Bertold Brecht, Pablo Neruda, Hilda Hilst entre outros, que estavam disponíveis no varal da greve.

Satisfação
Para a servidora do TRE/AL Raquel Helena Paixão, essa forma de integração, onde envolve, arte e manifesto de luta é a melhor maneira de atrair os companheiros a participarem do movimento. “Isso acontece de forma voluntária, onde as pessoas se sentem tocadas pela música e, com isso, participam e dão sua contribuição ao movimento”. A servidora parabenizou o sindicato pela maneira inteligente de se fazer mobilização, afirmando que dessa forma, os servidores aderem ao movimento. “Hoje, pessoas que nunca haviam descido para participar dos atos realizados aqui, deixaram suas atividades e desceram para participar da greve”, ressaltou Raquel.

O servidor do MPU Moraes Junior também parabenizou a iniciativa do Sindjus/AL em optar pela cultura popular. “A dinâmica da cultura é um processo rico e educativo, que promove o diálogo ao trabalhador”, disse, finalizando que a greve é movimento.

No ato público, o coordenador da Intersindical, Diógenes Paes, destacou a importância do Sindjus/AL no processo de luta, informando que o sindicato deu apoio à causa da licitação de transporte coletivo em Maceió, entre outras lutas. O sindicalista também entrou no clima e declamou poema.

Convocando a adesão da categoria, o coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Paulo Falcão, destacou que os trabalhadores registrados naquelas fotos em greves anteriores também devem participar dos registros dessa nova manifestação. Ele ressaltou a importância da cultura para fortalecer a luta dos trabalhadores.

O Varal da Greve e o projeto Poesia Musicada no Pandeiro também estarão amanhã [20] em frente ao prédio das Varas Trabalhistas, às 9 horas, e em frente à Justiça Federal, às 15 horas.

Programação da greve para quinta-feira
7h – Concentração em frente ao prédio do TRE – Exposição de fotos das greves anteriores e recital poético
9h30 – Exposição e Apresentação do projeto Poesia Musicada no Pandeiro com Rogério Dias e Fagner Dubrown em frente às Varas Trabalhistas
15h – Exposição e Apresentação do projeto Poesia Musicada no Pandeiro com Rogério Dias e Fagner Dubrown em frente ao TRE em frente ao prédio da Justiça Federal.

Confira essa matéria completa aqui, na página do Sindjus-AL.

Fonte: Sindjus-AL