Pesquisa revela que popularidade de Lula caiu 18,3 pontos

Por Marcela Cornelli

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 18,3 pontos desde o início do governo, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Sensus, de 4 a 6 de fevereiro, quando foram ouvidas duas mil pessoas. Em comparação ao último levantamento, a popularidade de Lula caiu 4,6 pontos, de 69,9%, em dezembro de 2003, para 65,3%.

A área social, grande bandeira do governo petista, foi a que teve o pior desempenho, na avaliação dos entrevistados: queda de 4,2 pontos em relação a dezembro, passando a 45,1% dos que consideram que a política social está no rumo certo. Na condução da área econômica e da política, a aprovação se manteve estável, dentro da margem de erro. Quanto às promessas de campanha, 48% dos entrevistados acham que elas estão sendo cumpridas, enquanto 42% acham que não.

Outro dado da pesquisa é quanto tempo o governo Lula levará para conseguir mudar a vida dos brasileiros. No início de governo, acredita-se que seriam necessários cerca de um ano e nove meses. Agora, a expectativa é de três anos. Perguntados se seria necessário outro mandato para que Lula atingisse esse objetivo, 27% das pessoas disseram que sim. Outros 18,5% acham que a atuação do governo não será capaz de melhorar a vida.

Fonte: BBC Brasil