PEC 40 recebe mais de 160 emendas no Senado

Por Marcela Cornelli

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado já recebeu mais de 160 emendas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da reforma da Previdência. O relator da matéria, senador Tião Viana (PT-AC) vai propor a realização de todos os debates sobre a reforma em um único dia. Viana disse que já começou a análise das emendas, mas o governo insiste que o texto aprovado na Câmara não deve ser alterado no Senado.

O debate sobre a reforma previdenciária no Senado vai contar com as presenças do ministro Ricardo Berzoini, da Previdência Social, representantes da CUT e Força Sindical, entidades de servidores públicos deve ocorrer nesta quinta-feira, dia 11/9. O prazo de apresentação de emendas à PEC se estende até a data da apreciação do parecer do relator.

Contrariando os anseios do governo, mais uma vez o vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS) reafirmou que o Senado vai modificar a reforma. O líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio Neto (AM) anunciou que vai propor alterações para a cobrança dos inativos. Ele quer isentar da cobrança os aposentados e pensionistas do serviço público que tenham mais de 75 anos de idade.

Fonte: BBC Brasil