Pauta de reivindicação salarial dos SPFs será protocolada nesta terça

A Fenajufe participou nesta segunda-feira, 10, de reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).  Na pauta, a consolidação dos pontos da campanha salarial a serem protocolados nesta terça-feira, 11, no Ministério da Economia, e a mobilização em torno do Seminário-Ato de quarta-feira, 12, na Câmara dos Deputados.

As entidades discutiram a elaboração de nota conjunta contra as declarações do ministro Paulo Guedes comparando servidores públicos a parasitas. Para a Fenajufe, as entidades cumpriram seu papel ao emitirem posicionamento público no episódio, fortalecendo também as mobilizações para a Greve de 18 de março.

A federação avaliou ainda que a emissão de nota conjunta das entidades será uma boa demonstração de unidade e trabalho conjunto. Em nota emitida na sexta-feira, 8, a Fenajufe criticou incisivamente a postura irresponsável de Guedes.  O SINTRAJUSC também publicou nota de repúdio à fala do ministro. As entidades ainda discutem sobre as ações que serão tomadas contra Guedes. O entendimento é que desconstruir a narrativa do governo é questão vital, sensibilizando a sociedade quanto a importância dos serviços públicos.

Confisco

Ainda no encontro a Fenajufe trouxe outra questão à discussão: o confisco de salários que começa a partir de março, com o desconto previdenciário implementando os novos percentuais, sendo que ações estão sendo propostas  para evitar essa redução salarial. Ao fim da reunião as entidades aprovaram elaborar Notas Públicas conjuntas, assinadas pelas entidades do Fórum e apoiadores, sobre as declarações de Paulo Guedes contra os serviços e os servidores públicos.

O calendário deliberado no Fórum está assim definido:

• 11 de fevereiro – ato de entrega da minuta da campanha salarial dos SPFs -Local: Bloco “P” da Esplanada, Ministério da Economia;
  • 12 de fevereiro – Seminário/Ato da Frente Parlamentar do Serviço Público de 9h às 18h. Local: Auditório Nereu Ramos, Congresso Nacional.

Da Fenajufe com informações do SINTRAJUSC