NESTA QUINTA, 7, TEM PARALISAÇÃO DE 3 HORAS, COM ASSEMBLEIA ÀS 16H30 NA JF

Nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, faremos paralisação de 3 horas, das 15 às 18 horas, na luta pela aprovação do PL 6613/09. Confira as atividades:

ASSEMBLEIA SETORIAL:

-15H NA FRENTE DO TRE

-15H NA FRENTE DO TRT – REÚNE VARAS E GABINETES

TRANSPORTE ÀS 16H COM SAÍDA DO TRE E PASSAGEM PELO TRT.

ASSEMBLEIA GERAL:

-16H30 NA FRENTE DA JUSTIÇA FEDERAL

O Ato integra o calendário de mobilização aprovado na última Reunião Ampliada da Federação, que indicou também a deflagração de greve a partir do dia 14 deste mês, em defesa da carreira e do reajuste salarial para toda a categoria. Em Brasília, os servidores já marcaram o início da paralisação para o próximo dia 6. Confira a seguir o quadro de mobilização dos sindicatos.

Entidades

Quadro de Mobilização

Sindjus/DF

Centenas de servidores aprovaram em assembleia-geral, do dia 16/7, greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 de agosto no Judiciário e no MPU. Nesse mesmo dia será realizada uma assembleia de avaliação, às 15h, na Praça dos Tribunais (SAUS), para discorrer sobre a adesão dos servidores e as estratégias a serem adotadas para fazer dessa greve a maior da nossa história.

Sisejufe/RJ

Os servidores do Judiciário Federal no Rio decidiram nesta quarta-feira (30/07) entrar em greve a partir do dia 14 de agosto. A posição da categoria no estado foi definida por ampla maioria em assembleia que ocorreu na porta da Justiça Federal Rio Branco. Na assembleia também foi eleita a bancada do Rio com 11 delegados que vão participar da próxima ampliada da Federação no dia 9 de agosto, em Brasília.Entre as atividades previstas estão o Ato Nacional, em 7 de agosto, a greve nacional por tempo indeterminado e assembleias nos estados até 9 de agosto para preparar a paralisação.

Sindjufe/BA

Em assembleia geral realizada no dia 30 de julho, os servidores baianos aprovaram o indicativo de greve do Judiciário Federal a partir do dia 15 de agosto e paralisação por 24 horas no dia 7 de agosto, com a realização de atividades nos órgãos, e envio de representantes para participar do Ato Nacional no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Uma assembleia será realizada no dia 12/8 para avaliação do cenário nacional e referendar a greve a partir do dia 15. 

7/8 – Novo Apagão do Judiciário, com atos em Brasília e tribunais.

9/8 – Reunião Ampliada da Fenajufe

12/8 – Assembleia Geral para confirmar entrada em greve

15/8 – Entrada em greve nacional por tempo indeterminado

Sintrajud/SP

No dia 8, a categoria fará um ato no fórum trabalhista Ruy Barbosa e no dia 14 os servidores pretendem cruzar os braços por 24 horas com assembleia de avaliação sobre a continuidade do movimento. As datas foram definidas na assembleia geral, realizada no auditório do Sintrajud/SP, no sábado 26. Uma das propostas feitas na assembleia seria realizar, no dia 14, um debate público sobre temas que afetam a categoria, como teletrabalho, democracia no Poder Judiciário, condições de trabalho, plano de carreira.

Sintrajufe/RS

A assembleia geral do Sintrajufe/RS, que ocorreu no sábado, 26, no Salão Multicultural Alê Junqueira, aprovou o calendário de mobilização proposto pela direção do sindicato. No dia 7 de agosto, haverá paralisação de 24 horas, com ato público em frente ao prédio da primeira instância da Justiça Federal; no dia 14, a categoria realiza paralisação de 24 horas e assembleia geral estadual de avaliação do indicativo de continuidade imediata do movimento por tempo indeterminado. 

A favor da isonomia, categoria se posiciona contra a Grael.  A assembleia aprovou, ainda, posicionamento contrário à  Grael, ratificando posição apresentada pelo Conselho Geral do sindicato na manhã do mesmo dia. A proposta da Grael, recentemente aprovada no TSE, visa dividir a categoria, isolando os colegas da Justiça Eleitoral e desmobilizando justamente no momento em que é chamada a retomada da greve. A proposta, que sequer apresenta viabilidade jurídica ou orçamentária, é comparada à de carreiras exclusivas para os tribunais superiores pelo caráter divisionista. Aposentadoria especial – A assembleia geral aprovou, também, por unanimidade, que o Sintrajufe/RS busque, em conjunto com a Fenajufe, fazer a denúncia do governo brasileiro por descumprimento da Constituição em relação à aposentadoria do servidor público com deficiência.

Sindijufe/MT

Indicativo de greve para 18 de agosto. Esta será a proposta que o delegado de Mato Grosso levará para a reunião ampliada da Fenajufe, no dia 9 deste mês, respeitando a decisão da Assembleia Geral, promovida pelo Sindijufe/MT, na manhã de sexta-feira (1º/08/2014), no TRE.

Sintrajusc/SC

A assembleia deliberou pela paralisação de três horas (das 15 às 18 horas) no dia 7 de agosto e indicativo de Greve a partir do dia 14 de agosto. Em Florianópolis vamos aproveitar a paralisação de três horas do dia 7 e realizar a Assembleia Geral para dar a martelada final sobre a entrada em Greve.  

Sinpojufes/ES

Reunidos em assembleia nessa terça-feira (24 de junho), servidores do Judiciário Federal no Espírito Santo decidiram permanecer em estado de greve e marcaram uma nova assembleia para o próximo dia 08 de agosto.

Sindjus/AL

O Sindjus/AL realizará, na próxima segunda-feira (04), uma assembleia geral com indicativo de greve, no dia 14 de agosto, pela retomada da mobilização com foco na inclusão do reajuste salarial dos servidores do Judiciário e MPU no orçamento da União. Na assembleia geral, que ocorrerá na sede do sindicato a partir das 9 horas, a categoria irá escolher o representante para participar do ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal, no dia 7 de agosto, e da reunião ampliada da Fenajufe, no dia 9 do mesmo mês.

Sintrajufe/MA

O sindicato está fazendo assembleias setoriais para discutir  indicativo de greve seguindo calendário nacional. A setorial da PRT já aprovou o indicativo de greve para o dia 14/8

Calendário de assembleias setoriais:

 Fórum Astolfo Serra: quinta-feira, dia 31 de julho, 13h;

TRE: a Coordenação do Sintrajufe consultará coordenadores e diretores de base do Sindicato lotados no Tribunal para avaliar a realização da Setorial, e, em havendo, será comunicada a tempo a todos.

Assembleia Geral: dia 5 de agosto, 13h, na Justiça Federal.

Sinjufego/GO

Sinjufego realiza assembleias setoriais para decidir sobre a greve:

Dia 12/08: sede do TRE/GO

Dia 13/08: sede da JF-GO

Dia 14/08: sede do TRT-GO

Sitraemg/MG

Cumprindo o calendário nacional o Sitraemg realizou na quinta-feira, 24, mais um ato público em Belo Horizonte. Reunidos em frente ao prédio dos Cartórios Eleitorais, os dirigentes sindicais conversaram com os servidores sobre a tramitação do substitutivo do PL 6613/2009; as propostas de carreiras exclusivas dos tribunais superiores; e a ameaça da PEC 59/2013. Após estes informes, os servidores presentes ao ato opinaram que os servidores mineiros devem sim deflagrar greve em agosto. Na semana de 28/7 a 1º/8, o Sitraemg trabalhará junto à base, indo aos locais de trabalho, levando informes e conversando. O Sitraemg também realizará uma pesquisa junto aos servidores do Judiciário Federal mineiro, em seus locais de trabalho, com o objetivo de apurar a verdadeira intenção do servidor no que tange à disponibilidade de participação nas atividades em defesa da revisão salarial. Os servidores do interior também devem participar da pesquisa, respondendo-a até o dia 12/8.

Sindjufe/MS

Assembleia geral a ser realizada no dia 30 de julho de 2014, às 19h. Pauta:

I – Informes;

II – Deliberação sobre a participação do Ato no STF em Brasilia-DF  no dia 07e 08/08/2014 e eleição de Delegados para Ampliada da Fenajufe a ser realizada em Brasília – DF, no dia 09/08/2014;

III – Demais assuntos gerais.

Obs.: até  o fechamento deste quadro não havia matéria publicada na página do sindicato sobre o resultado da assembleia do dia 30/7.

Sindjuf/PB

O Sindjuf/PB realizou assembleia geral na última sexta (25), às 11h, no TRE/PB, onde discutiu-se campanha salarial; indicativo de greve; calendário de mobilização; escolha de delegados à Reunião Ampliada da Fenajufe (09/08); participação no ato em frente ao STF (07/08); e autorizações para ações judiciais.

O ponto mais discutido foi justamente a mobilização dos servidores pela recomposição salarial. Além disso, também foi sugerida a realização de protestos na rua com o objetivo de mobilizar a imprensa e dar maior visibilidade ao movimento.

A polêmica GRAEL (gratificação da justiça eleitoral), recentemente aprovada pelo TSE em regime de anteprojeto, foi sugerida para integrar a pauta de reivindicações, como forma de estimular a participação dos servidores do TRE. No entanto, a maioria dos presentes não acolheu a ideia, por considerar que ela não favorece a união da categoria neste momento. Confira o calendário de mobilização aprovado:

Dia 1º/08 – Vigência do estado de greve na Paraíba;

De 04/08 a 06/08 – Visitas ao interior (Santa Rita, Guarabira, Areia, Patos, Monteiro, Itabaiana, etc).

Dia 06/08 – Deflagração da Greve em Brasília;

Dia 07/08 – Ato Público nacional em frente ao STF, às 15h;

Dia 07/08 – Ato Público em frente ao TRE/PB, às 15h;

Dia 09/08 – Reunião Ampliada da Fenajufe;

Dia 15/08 – Assembleia Geral do Sindjuf/PB.

Sintrajurn/RN

A assembleia geral extraordinária realizada no sábado (26) foi iniciada com informes sobre a greve nacional e esclarecimentos a respeito das mobilizações. Logo após, os presentes elegeram, os delegados para a Reunião Ampliada.  A assembleia também aprovou a criação de um Calendário Estadual de Mobilizações, que inclui a realização de assembleias setoriais e o indicativo de greve para o dia 14 de agosto. As assembleias setoriais serão realizadas nos tribunais em preparação para a greve. A data, local e horário serão definidos posteriormente pela diretoria executiva do Sintrajurn. Para o Ato Nacional do dia 07 de agosto em frente ao STF, seguindo recomendação da Fenajufe para que os sindicatos enviem caravanas à Brasília, foi deliberado pelo envio de 10 representantes do Sintrajurn.

Sinsjustra/RO

Em reunião realizada nesta quarta-feira (30/07), na sede administrativa do Sinsjustra RO-AC  a diretoria foi informada sobre as situações contábeis da entidade, avaliação das diretrizes e  planejamentos das ações sindicais; pauta daassembleia do dia 12/08/2014, considerando o indicativo de greve da categoria por tempo indeterminado, marcada pela Federação para o dia 14/09, e a necessidade da mobilização do Sinsjustra para acompanhamento das reivindicações em prol da aprovação do PL 6613/09.

Sindiquinze/SP

O Sindiquinze realizará, na próxima quarta-feira (06/08), rodada de assembleias para deliberar sobre greve por tempo indeterminado no âmbito da 15ª Região, a partir do dia 14 de agosto. A atividade faz parte do calendário de mobilização aprovado na Reunião Ampliada da Fenajufe ocorrida em 06 de julho. De acordo com o Edital de Convocação, a Rodada de Assembleias ocorrerá, a partir das 11 horas (segunda chamada) nos Fóruns de Araçatuba, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Em Presidente Prudente e Sorocaba, os servidores se reunirão às 13 horas para a deliberação. A diretoria do Sindiquinze conclama todos os servidores da 15ª Região a montarem suas caravanas e estarem nesta importante apreciação que decidirá sobre a paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 14 de agosto.

Sintrajuf/PE

O Sintrajuf/PE convoca seus filiados para assembleia geral, a ser 
realizada no dia 04 de agosto de 2014, às 19 horas, na sede do 
sindicato. A pauta da assembleia será debate sobre a campanha salarial e escolha de delegados para Reunião Ampliada da Fenajufe, que acontecerá no dia 09 de agosto de 2014, em Brasília/DF.

Sindjuf/PA/AP

Reunião do Conselho de representantes de base nos dias 29 e 30/8 Pauta: conjuntura, carreira e pauta de reivindicações.

 Por Eduardo Wendhausen Ramos, com colaboração de Eliane Mendes