Nesta quinta, 15, haverá Ato dos Servidores Públicos Federais em Florianópolis

-15 de março, quinta – Ato em Florianópolis, na Praça Pereira Oliveira, ao lado Teatro Álvaro de Carvalho. Início às 11 horas. Ato às 15 horas, com caminhada até o Ticen e panfletagem e esclarecimentos à população até às 17 horas

Nesta semana, de 12 a 16 de março, os servidores públicos federais de todo o país promoverão a Jornada Nacional de Lutas em defesa dos seus direitos e das reivindicações contidas na pauta da campanha salarial de 2012. A Fenajufe, que compõe o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais, orienta que seus sindicatos se integrem também a essas atividades, que serão concentradas especialmente no dia 15, próxima quinta-feira.

A definição desse dia de luta da jornada se deu devido ao início da greve dos professores da educação básica em vários estados, que contará com o apoio das entidades sindicais dos servidores públicos. Nesse dia, serão promovidos atos de rua, manifestações nos locais de trabalho e diversos tipos de mobilização, para que as categorias do funcionalismo federal possam demonstrar sua insatisfação com a atuação do governo Dilma, que tem priorizado a política de desmonte do serviço público e acordos com o setor financeiro, como ficou comprovado recentemente com a aprovação do projeto de previdência complementar pela Câmara dos Deputados.

A expectativa das entidades nacionais é que as categorias consigam se juntar durante a jornada, especialmente no dia 15, em atividades conjuntas. A Fenajufe espera que os servidores do Judiciário Federal e do MPU façam parte desse importante processo de luta, como já foi definido em São Paulo, onde será realizado um ato unificado em frente ao TRF na próxima quinta-feira [15].

Coordenações estaduais
Além da participação na Jornada Nacional de Lutas, a Fenajufe também orienta, seguindo definição do Fórum Nacional, que os sindicatos filiados organizem com os demais sindicatos do funcionalismo as coordenações estaduais dos SPFs para dar encaminhamento às demandas da campanha salarial em cada estado. A intenção é que os servidores, em todo o país, possam acompanhar, por meio das mobilizações promovidas pelos seus sindicatos de base, o calendário de luta definido nacionalmente.

Todos em Brasília no dia 28
O calendário da campanha salarial não acaba nesta semana. Esses protestos, que deverão ocorrer em todo o país no próximo dia 15, como parte da Jornada Nacional de Luta, culminarão na Marcha Nacional a Brasília do dia 28 de março. Para essa manifestação, todos os sindicatos devem enviar caravanas, com o máximo de servidores possível. A expectativa do Fórum Nacional de Entidades dos SPFs é que essa Marcha seja maior que a última, realizada ainda no ano passado.

A Fenajufe reforça a orientação para que suas entidades filiadas reforcem o grande ato juntamente com as demais categorias do funcionalismo, que também virão em peso participar da Marcha Nacional. “Somente a organização dos servidores de forma unificada vai impedir a continuidade da política de reajuste zero e desmonte do governo Dilma”, afirma o coordenador geral da Fenajufe, Saulo Arcangeli.

O dirigente sindical reforça também a orientação para que todos os sindicatos promovam atividades nos estados no dia 15 e venham à Brasília no dia 28, participar da Marcha Nacional dos SPFs. “Precisamos reforçar a unidade dos servidores públicos para barrar os ataques que ainda serão votados pelo Congresso Nacional. Atividades como a jornada de lutas e a marcha nacional são fundamentais para mantermos fortes as energias para construir as mobilizações que precisaremos fazer daqui pra frente, ao longo de todo este ano”, reforça Saulo.