Negociação coletiva: Fenajufe se reúne com assessor especial do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos

A Fenajufe se reuniu quinta-feira (4) com o assessor especial do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior. Participaram pela Federação a coordenadora Márcia Pissurno e o coordenador Charles Bruxel. O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte (Sintrajurn/RN) Leandro Augusto Gonçalves acompanhou a reunião.

Os coordenadores levaram até o assessor as questões do interesse da organização sindical, com destaque para a regulamentação da negociação coletiva no serviço público, o retorno da licença classista com ônus para a administração e a garantia de progressão/promoção na carreira do dirigente em licença classista. Pontuaram que tais aspectos são fundamentais para fortalecer a luta dos trabalhadores e evitar prejuízos a quem voluntariamente se dedica à defesa coletiva dos servidores do serviço público.

José Celso informou aos dirigentes que um grupo de trabalho (GT) está sendo criado para discutir tais temas e que existe interesse do Ministério em avançar com essas e outras questões fundamentais para os trabalhadores do serviço público. O assessor especial informou que apresentação de propostas concretas de alterações legais e/ou regulamentares que visem colaborar com o debate podem ser encaminhadas ao Ministério.

Na reunião também foi destacado que, após terem direitos ameaçados e desprezados pelo governo Bolsonaro, houve a retomada do diálogo das servidoras e servidores públicos com o governo atual. Na reabertura da mesa de negociação com o funcionalismo ocorrida em fevereiro, a Fenajufe dialogou com os representantes do governo, e apresentou as demandas do Judiciário explicando que o PJU tem muitas pautas em comum com os demais segmentos do funcionalismo, como data-base, por exemplo.

Os dirigentes avaliaram como de extrema importância essa retomada do canal de diálogo com o governo, funcionalismo e entidades sindicais e salientaram a importância que a atuação da Fenajufe possui na busca por essas demandas gerais e estruturais da organização sindical e dos servidores públicos.

Lembrando que a negociação coletiva é um instrumento usado pelos sindicatos com objetivo de garantir direitos aos trabalhadores, melhorar condições de trabalho e reduzir desigualdades na relação entre patrões e empregados.

Joana Darc Melo, da Fenajufe