Ministro da Saúde lança hoje projeto que reduz morte de mães

Por Marcela Cornelli

O ministro da Saúde, Humberto Costa, participa hoje, no Palácio do Planalto, da apresentação do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. A programação abre oficialmente a programação do Ano da Mulher no Brasil, no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O pacto tem como objetivo reduzir em 15%, até o final de 2006, os atuais índices brasileiros de mortalidade materna e neonatal.
Para que ele seja cumprido, o Ministério da Saúde contará, além das secretarias municipais e estaduais de saúde, com o envolvimento da sociedade civil organizada (sociedades científicas, conselhos profissionais, centrais sindicais, centros de estudo e pesquisa, movimentos sociais e organizações não-governamentais).

No Brasil, em cada 100 mil nascidos vivos, 74,5 mulheres morrem devido a complicações na gestação, no parto ou no pós-parto. Entre as causas dessas mortes, aparecem fatores como a hipertensão, as hemorragias, as infecções e o aborto. No caso das crianças, a cada mil nascidos vivos, 18,3 morrem nos primeiros 28 dias de vida. O padrão aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 20 mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos.

Fonte: Portal Vermelho