Mais de 400 atividades já estão inscritas para o Dia de Ação Global


A poucos dias do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial, marcado para o próximo dia 26, já foram apresentadas mais de 430 atividades em 83 países, segundo a página na internet do Fórum Social Mundial 2008. Para esta terça-feira, seguindo o ritmo de atividades que antecederão o dia 26, já estão previstas, pelo menos, vinte coletivas de imprensa que serão realizadas por diferentes comitês de organização em vários países.

De acordo com as informações dos organizadores, até o momento estão agendadas coletivas em países como Estados Unidos, Suíça, Índia, Iraque, Itália, Bélgica, Brasil, México, Cuba, Palestina, Filipinas, Coréia do Sul, Líbano e Espanha. Outras organizações ainda devem realizar eventos para apresentar as ações em seus países.

As atividades já confirmadas são variadas, contando com manifestações em defesa do meio ambiente, contra a pobreza, em defesa do consumidor, pelos direitos humanos, contra a propriedade privada, a favor do software livre, entre outras. Debates, protestos, apresentações culturais, marchas, exibição de vídeos, apresentações de teatro e música, conferências. São inúmeras as atividades que devem ser realizadas ao longo desta semana e até sábado.

‘As manifestações ocorrem na mesma data em que, na Suíça, na cidade de Davos, as elites neoliberais promovem o Fórum Econômico Mundial. Com isso, no dia 26, o velho mundo, representado pelos produtores de violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e aquecimento global do Fórum Econômico Mundial será confrontado por um outro mundo possível, defendido pelas organizações da sociedade civil componentes do Fórum Social Mundial’, diz a convocatória da mobilização.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto para movimentos sociais, redes, ONGs, sindicatos debaterem democraticamente idéias e alternativas, formular propostas, compartilhar experiências e organizar atividades efetivas de ação contra os ataques do neoliberalismo. Desde 2001, quando foi realizado pela primeira vez em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Fórum Social Mundial é um processo permanente, com etapas realizadas em todos os continentes. Sua última edição global ocorreu em Nairóbi, capital do Quênia. Em 2009, um novo encontro global será realizado em Belém, capital do Pará, que organizou edições do Fórum Social Pan Amazônico.

As atividades propostas para o Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de janeiro podem ser vistas no sítio www.wsf2008.net.

Fonte: FSM 2008