Lewandowski garante reforçar com Peluso importância de reunião com Lula para tratar do PCS

Retomando os contatos com a cúpula do Judiciário Federal esta semana, o coordenador da Fenajufe Antônio Melquíades [Melqui] esteve nesta terça-feira [30] com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], Ricardo Lewandowski, oportunidade em que, mais uma vez, solicitou apoio do ministro para garantir a votação do PL 6613/09, que revisa o PCS da categoria. Na reunião, ocorrida durante o intervalo da sessão do pleno do TSE, Melqui falou das dificuldades nas negociações, que só vão aumentando com a falta de um acordo e com a proximidade da data da votação, pelo Congresso Nacional, da proposta de Lei Orçamentária Anual [LOA] de 2011.

Após reforçar os argumentos favoráveis à revisão salarial e também pontuar a preocupação da categoria, que se encontra em greve em alguns estados desde o dia 17, o coordenador da Fenajufe pediu que o próprio ministro Lewandowski converse diretamente com o presidente Lula a respeito da inclusão da previsão orçamentária na LOA.

De acordo com Melqui, o presidente do TSE reforçou seu apoio à reivindicação dos servidores, mas alegou que não cabe a ele esse papel institucional de conversar com o presidente da República, mas ao ministro Cezar Peluso, como representante máximo do Supremo Tribunal Federal. Ele se comprometeu, no entanto, a procurar o ministro Ayres Brito para, juntos, conversarem com Peluso, durante a sessão administrativa desta noite no STF.

“Lewandowski disse que reforçará o nosso pedido para que o ministro Cezar Peluso marque uma reunião, o mais breve possível, com o Palácio do Planalto para definir um acordo capaz de aprovar o nosso plano de cargos e salários”, afirma Melqui, que entrará em contato nesta quinta-feira [02] com o presidente do TSE para saber o resultado da conversa com Peluso.

Impasse continua no governo
Na reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, o coordenador da Fenajufe também informou a conversa que teve na semana passada com o deputado Geraldo Magela [PT-DF]. Ele explicou ao ministro, para reforçar sua preocupação com o impasse nas negociações, que o parlamentar confirmou que realmente ainda não há acordo no Ministério do Planejamento para votar o projeto e que o ministro Paulo Bernardo teria mesmo dito que esse assunto deverá ficar para a equipe do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo Melqui, o parlamentar se comprometeu a falar com representantes do atual governo e com a equipe de transição, com o objetivo de ajudar nas negociações e garantir a inclusão da previsão do PCS na LOA.

O dirigente sindical também lembrou as conversas que teve com o senador Gim Argello [PTB-DF], relator da proposta na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. “Eu disse ao ministro Lewandowski que o senador me garantiu que só depende de uma sinalização do Planalto para incluir uma reserva na LOA, mas que se o governo pedir para ele segurar o projeto, ele irá fazer isso”, informou Melqui, reforçando ao presidente do TSE a urgência do fechamento de um acordo entre as cúpulas do Judiciário e do Executivo.

Da Fenajufe – Leonor Costa