Laudo aponta que equipamentos instalados na Justiça do Trabalho atendem a legislação

O físico médico Rafael Augusto Medeiros, da empresa Pró-Sigma Serviços, apresentou o levantamento radiométrico nos equipamentos de raio-X instalados na entradas de prédios do TRT-SC (Sede Administrativa, Gabinetes dos Desembargadores e Fóruns Trabalhistas de Florianópolis e São José). A perícia foi solicitada pelo Sintrajusc, que contratou o profissional.

Conforme a avaliação, todos os pontos medidos estão em conformidade com a Portaria nº 453/98, do Ministério da Saúde, e com a Resolução Normativa nº 002/DIVS/SES, vigente no estado de Santa Catarina. Desta forma, o ambiente avaliado atende plenamente, segundo os laudos, a legislação vigente com respeito à radioproteção tanto dos servidores quanto do público. Os laudos estão nos anexos.

O levantamento radiométrico feito semana passada é válido apenas para o respectivo equipamento citado nos documentos, nas condições apresentadas no momento das medições. Havendo mudança de equipamento, aumento na carga de trabalho, alteração do leiaute, posicionamento do aparelho ou qualquer outra mudança significativa, deve-se realizar um novo levantamento dos ambiente para verificar se as condições pertinentes à segurança no âmbito da radioproteção ainda estão sendo atendidas. Sem nenhuma das alterações, o levantamento feito é válido por 4 anos a partir da data de sua realização.

A direção do Sindicato busca certificar-se das medidas de segurança para preservar a saúde dos servidores que operam os detectores de metais nos acessos aos prédios, bem como daqueles que permanecem no ambiente em que eles estão instalados. Outro objetivo é fazer campanha educacional sobre o uso desse tipo de equipamento, esclarecendo os mitos e verdades, pois entendemos que a melhor prevenção é a informação completa. Assim, em breve será divulgado material com informações didáticas sobre como funciona este tipo de equipamento.

Laudo do TRT (81 downloads )
Laudo do Fórum Trabalhista de Florianópolis (85 downloads )
Laudo do Fórum Trabalhista de São José (87 downloads )
Laudo dos Gabinetes da Rio Branco (87 downloads )